22/08/2023

Eleições na Câmara: bem mais complicado do que se imagina

As "costuras políticas" visando a eleição da Mesa Executiva da Câmara de Vereadores em Guarapuava fazem "zig zag" nos bastidores, principalmente, entre os novos membro do Legislativo Municipal. Eleito pelo PSD, Edony Kluber já "destrincha" o Regimento Interno. Se for o escolhido, terá  as regras na "ponta da língua". Celso Costa, que ergue o troféu como o campeão de votos vai pelas beiradas, bem ao estilo mineiro, quietinho, quietinho. Quem brada aos ventos é o pepessista Airson Horst que após 20 anos de luta conseguiu a eleição e quer entrar na Câmara pela porta da frente, literalmente. Marcio Carneiro, também do PPS, não desistiu  da ideia de estrear em dose dupla: como vereador e no comando na Câmara.

Pelos lados da oposição, quem articula timidamente é Cleto Tamanini. Pode se confrontar com um  veterano. João Napoleão, que cumpre um ano como presidente em exercício pode querer continuar no cargo e colocar em práticas projetos que são seus.  O "tucano´  abre o bico" e não esconde que até agora só "apagou fogo". Não apenas dos mandatos de Admir Strechar na Mesa Executiva, mas também de outros ex-presidentes.

O que se percebe é que as eleições na Câmara serão mais bem mais complicadas do que se imagina e podem requerer intervenções de cúpula, embora o prefeito eleito Cesar Filho assegure que não irá interferir no processo. Ele tem dito à boca pequena que aquele que  deseja ser líder tem que correr atrás.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo