O Oeste do Paraná, que há tanto luta por obras de infraestrutura e logística, poderá, em no máximo uma década, transformar-se em uma das principais referências em transporte rodoferroviário do Brasil. Para que a possibilidade vire verdade basta que dois projetos bilionários já anunciados saiam do papel. “Estamos otimistas, mas precisamos nos unir, mostrar as virtudes da região e cobrar”, informa o diretor de Assuntos Estratégicos da Caciopar, Khaled Nakka.
Em recente encontro com empresários em Cascavel, o ex e o atual presidente da Ferroeste, Maurício Theodoro e João Vicente Bresolin Araújo, deram detalhes sobre as intenções do governo federal na expansão rodoferroviária pelo Brasil e que tem o Paraná como ponto central no processo. Um dos investimentos é a construção de uma nova linha férrea entre Cascavel e Porto de Paranaguá, obra orçada em R$ 6 bilhões. No primeiro trecho, entre Cascavel e Guarapuava, ocorreriam adequações e no segundo, de lá ao porto, seria construído um novo traçado.
A obra corrigiria um dos antigos gargalos do transporte no Estado, que é uma estrada de ferro centenária que leva ao litoral e tem capacidade de locomoção de apenas dez milhões de toneladas por ano. Os projetos serão feitos em 2013, bem como o vencimento de outras etapas burocráticas. Caso tudo corra bem, as obras poderiam estar prontas quatro anos depois de iniciadas e com capacidade de transporte oito vezes maior que a atual.
Com O Paraná