Por: Caio Budel
O “fim do mundo”, que deveria acontecer na próxima sexta-feira (21) segundo a primeira parte do calendário Maia a ser encontrada por historiadores, virou motivo para criação de piadas, eventos, festas e memes, que é o nome usado para descrever um conceito que se espalha via Internet. Na rede social Facebook, o maior evento criado no Brasil com referência a extinção do universo, é o “Churrasco do Fim do Mundo” com mais de 48 mil pessoas confirmadas e com uma descrição que dá o recado “trazer bebidas e gelo, o fogo e a carne estarão garantidos. Convide seus amigos!” Eventos semelhantes também foram criados em diversos países como o “End Of The World Party” (Festa do Fim do Mundo), com mais de 135 mil participantes confirmados.
Além disso, diversas postagens foram criadas fazendo sátiras ao suposto acontecimento, como tirinhas que contêm a “programação” que prevê o que deveria acontecer no dia 21.
Contudo, agência espacial americana (NASA), após receber diversas cartas de pessoas seriamente preocupadas com teorias que preveem o fim do mundo no dia 21, desmentiu todos os rumores que eram relacionados à lenda Maia. Igualmente, historiadores desmentiram o fim do mundo após o achado de um “novo” calendário Maia, que seria o mais antigo documentado até o momento.