22/08/2023
Política

Eva faz balanço do mandato como vereadora

imagem-46455

A vereadora e vice-prefeita eleita Eva Schran (PHS) encerrou o mandato no Legislativo Municipal levando consigo a experiência de quatro anos de trabalho para colocar em prática “a política do bem comum”, como assim definiu.
“Tivemos dias difíceis, mas a imensa fé no Deus da vida fez com que cada obstáculo nos fortalecesse e nos conduzisse no sentido de promover a vida”, afirmou.

De acordo com a vereadora, a caminhada percorrida no Legislativo Municipal foi “uma experiência riquíssima para mim enquanto pessoa, para o Projeto pelo Bem Comum que ampliou seus representantes para o próximo mandato e para o Bairro Primavera, que mostrou a toda a Guarapuava o quão importante é a organização de uma comunidade, de um povo em torno de um projeto coletivo”. O Bairro Primavera ganha a vice-prefeita e um vereador.

Eva Schran lembrou que o Bairro Primavera passou anos no esquecimento da Administração
Municipal. “As ruas esburacadas onde era possível plantar lírios nos buracos e a avenida
Bandeirantes? Quanto tempo sonhamos com o grandioso projeto para a Avenida. As placas vieram, e obras também, embora muito tempo depois”, menciona.

A vereadora lembra também que durante o mandato compôs a bancada de oposição “sempre procurando fazer uma oposição inteligente, analisando os projetos, colocando sempre Guarapuava acima das cores partidárias. Não precisei mudar minha postura e opinião em troco de obras, pois estas, eram de obrigação da Administração Municipal e direito de um povo trabalhador. E as obras vieram, hoje nosso bairro está bonito, revitalizado e valorizado”.

Os movimentos sociais também pautaram o trabalho da vereadora. “Durante os quatro anos de mandato busquei fortalecer e incentivar organizações populares e muitas ações de foco coletivo. Meu trabalho mostrou uma postura diferente no sentido de dar voz aos grupos organizados, entidades e movimentos sociais. Levamos formação de fé e política a diversos bairros, ajudamos na organização de associações de moradores, aulas de alfabetização para jovens e adultos, apoiamos manifestações, ouvimos sindicatos, recebemos abaixo-assinados, acolhemos as organizações na Câmara. Enfim, sempre acolhi e apoiei as iniciativas coletivas, e ouso dizer que hoje nossa cidade tem sede de participação política e quer mandatos mais participativos.”

De acordo com Eva Schran, o fruto deste trabalho e organização foi percebido por toda Guarapuava, credenciando o seu mandato a alçar voos mais altos. “Para 2013 tenho o desafio de assumir o cargo de Vice-Prefeita, e tenho plena consciência de que será um grande desafio, mas creio também, que assim como no mandato de vereadora, estarei sempre amparada pela comunidade, e principalmente pelas mulheres, afinal, foi por elas que eu disse novamente um sim à política. E é pelas pessoas, que cada dia vou renovar meu entusiasmo e minha esperança em uma Guarapuava melhor para todos de fato. Encerro minha participação no Legislativo Municipal com o sentimento de dever cumprido, com orgulho do nosso mandato e com o compromisso de levar cada vez longe o lema do Movimento de Mulheres da
Primavera. Sei o meu valor, acredito nas mulheres”, disse.

A vereadora agradeceu a todas as pessoas. que sonharam, sofreram e lutaram junto com ela. uma conquista partilhada, que ao ser dividida, multiplicou-se.
“O projeto da Casa da Cidadania é a concretização de um sonho. Um sonho de ajudar
na superação, na geração de renda e na criação de oportunidades para alimentar outros sonhos. Nesses quatro anos de projeto mas de 5 mil pessoas passaram pela Casa. Lá elas encontraram acolhida e um suporte para crescer. Mulheres e homens fizeram cursos de panificação, artesanato, derivados do leite, unhas decoradas, informática e empreendedorismo e hoje tem um trabalho que ajuda na renda familiar.
Crianças e jovens fizeram cursos de violão, informática e inglês e hoje tem um  desenvolvimento melhor na escola e buscam o sonho de viajar e conhecer outras culturas”, finalizou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo