22/08/2023
Segurança

Anildo abandona Prefeitura de Foz do Jordão em caos

imagem-46811

Começar do zero. Este está sendo o desafio da equipe administrativa do novo prefeito de Foz do Jordão, Neri Quatrin (PSD). O descaso e o desrespeito do ex-prefeito Anildo Alves da Silva (PMDB) está causando sérios prejuízos aos trabalhos da Prefeitura no Município. Até hoje (04), o ex-prefeito não apresentou um relatório final da sua gestão, nem financeiro e nem de patrimônio aos novos administradores.

Para agravar ainda mais a situação, apenas hoje foi restabelecido o sistema que gerencia toda a Prefeitura. Levantamentos preliminares apontam que houve sabotagem no sistema (SIM-AM) no dia 28 de dezembro. Alguém teria tentado excluir todos os dados da Prefeitura, tentando excluir o banco de dados do Município do servidor central. A ação, de acordo com dados gravados no gerenciador do sistema, teve início por volta das 19h58 do dia 28 de dezembro e foi finalizada às 00h37 do dia 29. Porém, segundo os técnicos da empresa que gerencia o sistema em Foz do Jordão, o ataque ocorreu apenas no gerenciador, não afetando o banco de dados. Hoje, com o sistema restabelecido, os computadores deverão ser preparados novamente para funcionar com o sistema. Essa atividade deve durar alguns dias, quando todo o sistema de gerenciamento da Prefeitura deve voltar à atividade.

Além do sistema, a equipe administrativa está encontrando dificuldades em gerenciar o setor de Recursos Humanos. No setor, dos três computadores, apenas um está com os dados parciais dos servidores. Os outros dois foram formatados antes do dia 1º de janeiro. Segundo informações preliminares, o ex-prefeito Anildo Alves da Silva teria concedido férias “verbais” aos servidores, uma vez que nada está documentado na administração municipal. Mesmo funcionários que foram chamados em dezembro para ocupar cargos aos quais foram classificados em concurso público, estão em férias. Para que os setores de saúde e do Peti não parem, funcionários estão sendo convocados em suas residências para que retornem ao trabalho.

Até hoje, o prefeito Neri Quatrin ainda não tem conhecimento da real situação econômica da Prefeitura. “Estamos numa situação muito difícil. Mas estamos contando com a ajuda de funcionários de carreira e da nossa equipe, que não está medindo esforços para que a real situação seja posta em pratos limpos”, enfatiza o prefeito.

Sem contar com o apoio do ex-prefeito e dos ex-secretários, cada novo secretário de Foz do Jordão está realizando um levantamento paralelo, que deve ser finalizado até a próxima semana. “Somente com esse levantamento em mãos nós teremos a noção do que foi feito com o patrimônio e com as finanças do município”, explica o prefeito Neri Quatrin.

Devido à gravidade da situação, o prefeito optou em abrir as portas da administração municipal somente no dia 18 de fevereiro. Até lá, a equipe administrativa fará expediente interno.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.