22/08/2023

Guarapuava entra na era de shopping center

imagem-46979

A visita técnica viabilizada pelo Grupo Tenco, contratado para prospectar e gerenciador um shopping em Guarapuava, nesta quarta-feira (09), coloca o município na "era dos shoppings", embora tardiamente, mas ainda em tempo. Há mais de 15 anos, ainda na década de 90, a Família Tahech já investia no Primo Shopping, um projeto inédito em Guarapuava. A maioria das lojas fechou suas portas e hoje o local sedia alguns empreendimentos, entre os quais, lojas, academia, consultórios médicos, entre outros, perdendo a característica do projeto inicial. Tempos depois surgiu o  "Maria Antonia", sob a tutela do Grupo Gelinski, que também não se consolidou como um shopping, mas como um bom centro comercial. A terceira tentativa foi transformada na sede da Faculdade Guairacá.

Como pode ser observado, até então o município não teve vocação voltada para esse tipo de empreendimento. Uma das avaliações feita na época por dirigentes do setor era de que a renda per capita do município e da região era baixa. Vide o crescimento das lojas de 1,99 em detrimento de outros tidos até então como elitizados.

Porém, com o anuncio de que um grupo forte inicia o processo de instalaçao de shopping no município, e como já existe outro projeto também em fase adiantada para instalação no Alto da XV, pode-se perceber que Guarapuava tende a crescer, evoluir, se modernizar e se consolidar efetivamente como pólo regional a partir de novos empreendimentos. Como o prefeito Cesar Filho observou, o município é hoje o nono maior PIB (Produto Interno Bruto) do Paraná, isoladamente.

 

Foto/Reunião para anúncio do empreendimento em Guarapuava

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo