22/08/2023
Cotidiano

Em Irati, municípios firmam parcerias para utilizar Patrulhas Rurais

imagem-47096

Na última quinta-feira (10), os prefeitos e representantes de 12 municípios que integram o Território Centro-Sul se reuniram na Amcespar (Associação dos Municípios da Região Centro-Sul do Paraná) para firmarem parceria para a utilização das Patrulhas Rurais. Os representantes expuseram a situação dos pátios de máquinas e estradas rurais nos municípios e discutiram alternativas para bancar os custos do projeto.
O programa Patrulha Rural visa, através de consórcios intermunicipais, implantar um sistema de gestão de estradas rurais com a implementação e disseminação do conceito de adequação, readequação e manutenção delas de forma integrada às práticas conservacionistas, para que, além de permitir a trafegabilidade, atue como instrumento de preservação dos recursos naturais, reduzindo os custos de manutenção e aumentando sua vida útil.

Os municípios da região Centro-Sul do estado serão contemplados por meio do CONDER (Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Regional), que terá direito a três patrulhas. Desta forma, serão três grupos com quatro municípios. Irati firmou parceria com Imbituva, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares. De acordo com o vice-prefeito, Renato Berger, houve sorteio para decidir a ordem de utilização do maquinário. “Irati foi o primeiro sorteado. Nós esperávamos muito por este programa, pois todos os dias temos pedidos de melhorias em estradas”, afirma o vice. As máquinas ficarão por três meses no município. O segundo grupo é composto por Rebouças, Inácio Martins, Mallet e Rio Azul. Os municípios de Ipiranga, Guamiranga, Pudentópolis e Ivaí formam o último consórcio.

O chefe regional da SEAB (Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento), Igor Zampier, afirmou que o projeto deve melhorar por um longo período as estradas beneficiadas. “Haverá um projeto técnico de engenharia. Será um trabalho diferente do que é realizado normalmente, com isso a estrada irá durar muito mais tempo”, observa Zampier.

O programa será coordenado pela SEAB e executado pela CODAPAR (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná) que será responsável por capacitar os operadores para executar a adequação e manutenção das estradas; elaborar projetos técnicos, disseminando esta prática junto aos municípios para que seja aplicada nos demais trechos a serem trabalhados; e acompanhar junto aos consórcios a execução das obras. A Secretaria da Infraestrutura e Logística e, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) irão repassar os equipamentos e capacitar os operadores de máquinas.

Com assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.