A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) faz nos dias 13 e 14 de janeiro as provas do Vestibular de Verão, o segundo processo seletivo para 2013. São 4345 candidatos para 1305 vagas ofertadas nos 36 cursos de graduação da instituição.
Do total de inscritos no processo seletivo da Unicentro, 1945 farão vestibular no campus Santa Cruz, em Guarapuava; no campus de Irati são esperados 1053 candidatos; 213 em Chopinzinho; 332 em Laranjeiras do Sul; 263 em Pitanga; 388 em Prudentópolis e 151 em Coronel Vivida.
A Coordenadoria Central de Processos Seletivos (Coorps) da Unicentro orienta os vestibulandos para que estejam atentos às regras que constam no Manual do Candidato, disponível em: www.unicentro.br/vestibular. Nos dois dias, as provas iniciam às 14h, sendo que os portões abrem às 13h30 em todos os locais.
No domingo, 13 de janeiro, os candidatos do Vestibular de Verão da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) realizam as provas de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira Moderna, além da Redação. No dia seguinte (14), será realizada a etapa que segue o sistema de vestibular vocacionado, com os vestibulandos respondendo questões de Física, Matemática, Filosofia, Sociologia, Química, Geografia, História e Biologia, conforme o curso de inscrição.
A relação de aprovados do Vestibular de Verão está prevista para 1º de fevereiro.
Informações na Coorps, pelos telefones (42) 3621-1034 (Guarapuava) e (42) 3421-3068 (Irati), pelo site: www.unicentro.br/vestibular ou através do e-mail: vestibular@unicentro.br.
Perfil
As coordenadorias de Tecnologia e Informação (Coorti) e de Processos Seletivos (Coorps) da Unicentro destacam que os dados socioeducacionais dos inscritos no segundo vestibular de 2013, o Vestibular de Verão, revelam que jovens com até 20 anos são maioria (quase 70%), assim como os solteiros (mais de 88%). As mulheres estão inscritas em maior número, somando cerca de 59%.
Os motivos que levaram cerca de 66,5% dos inscritos a prestar vestibular na Unicentro são: “por ser pública, satisfaz as condições socioeconômicas da família” e “é a que oferece o melhor curso pretendido”.
Ainda, pode ser destacado que a maioria dos estudantes, inscritos no Vestibular de Verão, são oriundos de famílias com renda total mensal de até quatro salários mínimos (85%), da área urbana (82%), de escolas públicas (81%) e não frequentaram nenhum curso preparatório para o processo seletivo (81%).