Está em processo de criação no município de Irati a “Ouvidoria Municipal do SUS (Sistema Único de Saúde)”. O projeto de implantação foi elaborado pelo Executivo e depende de aprovação na Câmara de Vereadores. Aguarda-se a votação nas primeiras sessões do Legislativo Municipal, no início de fevereiro.
A ouvidoria do SUS em Irati é um desejo do prefeito Odilon Burgath, pois o órgão deve esclarecer e colaborar com o aprimoramento dos serviços prestados pela secretaria municipal de Saúde, ampliando a participação dos cidadãos na gestão do SUS e possibilitando a avaliação contínua da qualidade das ações e serviços prestados. A cada quatro meses o ouvidor deverá elaborar um relatório gerencial. Os dados fornecidos pela ouvidoria irão subsidiar a gestão na tomada de decisão e formulação de políticas na área de saúde.
“A secretaria municipal de Saúde, ao implantar a Ouvidoria Municipal de Saúde, cumpre as determinações da legislação vigente e ao mesmo tempo contribui de forma importante na efetivação da cidadania, garantindo um canal de comunicação entre o usuário do Sistema Único de Saúde e o Gestor, ficando vinculada a Ouvidoria Pública Geral do Município”, diz o projeto.
A ouvidoria atuará de forma interna e externa. No primeiro caso, dando voz aos colaboradores e detectando dificuldades de gestão com o objetivo de sugerir soluções. De forma externa, o atendimento está relacionado aos usuários do Sistema Único de Saúde.
Com assessoria