22/08/2023
Segurança

Pensões alimentícias: agilidade nos processos aumenta prisões, diz promotor

imagem-47875

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

Um grande número de prisões civis, por falta de pagamento de pensão, tem chamado a atenção em Guarapuava nos últimos dias. De acordo com a Polícia Civil da cidade, somente nos últimos dias, quatro pessoas foram presas por não realizarem o pagamento de alimentos. Para o promotor de Justiça, Regis Rogério Vicente Sartori, a explicação para esse fenômeno é uma só, a celeridade processual na Vara de Família de Guarapuava.

Para Régis, o trabalho do Juiz da Vara de Família, Glauco Alessandro de Oliveira, do promotor  Willian Gil, e de toda a equipe, a informatização dos processos, faz com que esses casos sejam  julgados de forma muito mais rápida.

De acordo com o promotor, os prazos curtos, nos casos que envolvem pensão, também colaboram para a agilidade do processo, gerando assim mais prisões. “Quando não há o pagamento da pensão pode-se entrar com um pedido de execução, obrigando o réu a pagar os seus dividendos. Depois que o sujeito é notificado ele tem três dias para realizar o pagamento ou justificar, caso contrário poderá ser preso.” Explica o promotor.

Diferentemente do que se imagina um mês de pensão atrasada já pode resultar em execução e prisão. “O que se pune é o responsável pelo pagamento da divida, do acordo que ele mesmo faz, e depois não cumpre”, comenta Régis.

Apesar de haver o risco de prisão, a falta de pagamentos de pensão e os divórcios são cada vez mais comuns em todo o país. De acordo com pesquisas recentes, a taxa de divórcios e separações alcançou níveis históricos em 2011.

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.