22/08/2023
Agronegócio

Estiagem deixa sojicultores em alerta em Guarapuava

Os sojicultores da região de Guarapuava estão em alerta com a falta de chuva no momento mais importante para o desenvolvimento da lavoura: o período de formação de grãos e enchimento de vagem. De acordo com levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), cerca de 50% das lavouras de soja da região de Guarapuava está nesse estágio. No total, a área cultivada com soja na região é de cerca de 220 mil hectares, o que representa 110 mil hectares em estágio delicado e necessitando de chuva.

Na avaliação do técnico do Deral, Dirlei Manfio, as chuvas que caíram na última sexta-feira (24) foram insignificantes para a lavoura. “Foi uma chuva esparsa e fraca. Em alguns pontos choveu de dois a três milímetros e em outros pontos sequer choveu. Nós avaliamos que a 20 dias não ocorre uma chuva boa para a lavoura”, explica Manfio.

Ainda segundo o técnico do Deral, se até o início da próxima semana não chover consideravelmente, pode começar a ter quebra na produção regional. “As lavouras em fase de formação de grãos precisam de uma boa chuva, pois estão no momento mais importante de todo o processo produtivo. O ideal para a reposição de água nas lavouras da região são 100 milimetros de chuva, mas intercalada em cerca de um semana. Não adianta nada dar um pancadão de chuva, isso pode prejudicar ainda mais. A chuva tem que vir mansa mas intensa e constante para que a produção não seja prejudicada e a água seja reposta para cultura”, enfatizou Manfio.

A previsão do Simepar para os próximos dias é de chuvas esparsas, espalhada entre 5 e 20 milimetros pela região.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.