O ex-general paraguaio Lino César Oviedo, 69 anos, morreu noite desse sabado (02) em acidente de helicóptero no Chaco paraguaio. A aeronave, incendiada, foi encontrada em uma fazenda na localidade de Presidente Hayes, segundo informou o jornal ABC Color. Oviedo era candidato à presidência do paraguai e retornava de uma agenda política em Concepción. Ele estava em campanha desde 2012 pelo partido Unace (União Nacional dos Cidadãos Éticos).
Além Oviedo, também orreram o piloto e o segurança. O acidente ocorreu quando Oviedo retornava de Concepcíon, onde cumpria uma agenda política. Suspeita-se que o mau tempo tenha contribuído para a queda do helicóptero.
O ex-general teve uma vida política conturbada ao ser condenado por tentativa de golpe de estado em 1996 contra o então presidente Juan Carlos Wasmosy. Em seguida, em 1998, após anunciar que seria candidato à presidência, teve a prisão decretada, sendo absolvido um ano depois pelo novo presidente, Raúl Cubas Grau. Pressionado pela decisão, Cubas foi pressionado e renunciou sendo exilado no Brasil. O ex-general fugiu para a Argentina e depois viveu clandestinamente por um tempo em Foz do Iguaçu onde foi preso em junho de 2000. Em 2004, Oviedo retornou ao Paraguai e ficou encarcerado até ser libertado em 2007 e voltar à cena política.