22/08/2023
Cotidiano

Guarapuava tem três casos de dengue importados

Por: Caio Budel

Após o surto de dengue no Paraná, os agentes de saúde retomaram a atenção em Guarapuava para os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. De acordo com o diretor do departamento de vigilância em saúde da cidade, Fernando Pedrotti, Guarapuava teve oito casos de suspeitas de dengue onde três foram confirmados como positivos. “É sempre importante ficar alerta, mesmo em comparação a outras cidades do estado que o surto da doença foi muito maior”, pontua.

Além disso, Pedrotti explica que os casos de dengue em Guarapuava não foram contraídos no município. “São casos que nós chamamos de importados. Pessoas da cidade foram para fora, adquiriram a doença e voltaram para Guarapuava”, explica.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.