22/08/2023
Cotidiano

Comunidade católica de Prudentópolis se diz surpresa com renuncia do Papa

O anuncio da renuncia do Papa Bento Bento XVI está sendo o principal assunto nas rodas de conversa nos estabelecimentos comerciais e residências de Prudentópolis. E a discussão não ocorre à toa, Prudentópolis, com cerca de 50 mil habitantes, possui mais de 130 igrejas católicas e tem cerca de 75% da população na religião católica. As opiniões sobre os motivos da renuncia de Bento XVI são diversas, mas todos os católicos concordam que a religião não sofre desgaste com a situação.

Para Elizabete Kuczak, de 56 anos, que faz parte da comunidade católica da Linha Ronda, a renuncia de Bento XVI foi uma surpresa. “Ainda é cedo para tirarmos nossas conclusões, mas os motivos devem ser explicados. Acredito que esse fato não traz prejuízo para os católicos, uma vez que novo Papa deve ser ordenado em breve”, afirma Elizabate.

Na avaliação do motorista Denilson Müller, de 33 anos, que reside na Vila Iguaçu, a renuncia ainda não está bem explicada. “Temos que dar um pouco de tempo, pois o fato é muito recente. Mas acredito que a situação deve ser melhor explicada e muita coisa pode vir à tona nos próximos dias. Essa renuncia surpreendeu todos os católicos”, enfatiza Müller.

Já para o produtor Irineu Hladtki, residente na Vila Mariana, o fato de o Papa ter pedido a renunca pode mesmo estar ligada à sua idade. “Com 86 anos talvez ele não conseguisse mais dar conta das exigências do cargo. Uma renovação pode fazer bem para a Igreja, que está num momento de grandes transformações em todo o mundo. Vamos aguardar os próximos acontecimentos para que a situação fique melhor esclarecida, mas foi realmente uma surpresa para todos os católicos”, diz Irineu.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.