22/08/2023


Cotidiano

Setor de acabamento cresce a cada ano

imagem-4841

O mercado de produtos ligados ao acabamento das obras de construção, como metais sanitários, esquadrias e pisos cerâmicos, a cada ano que passa sente o impacto do aumento no número de empreendimentos lançados. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), as vendas de materiais de acabamento aumentaram em 2009 com relação ao ano passado.
O desempenho fez a entidade revisar a expectativa de crescimento anual de 8% para 11%. “O setor todo cresce, mas os acabamentos estão crescendo mais”, disse o presidente da Abramat, Melvyn Fox.
O desempenho no país também é visto em Guarapuava. Quem confirma a informação é a proprietária do Casão Acabamentos, Léa Cristina Barczak. “O setor tem se destacado ao longo dos anos”, afirma.
A empresária explica que a área de acabamento é direcionada para as mulheres, já que são elas que se preocupam com a estética da casa. “Noventa por cento dos nossos clientes são mulheres. Elas que se preocupam com a beleza e a praticidade, para os homenas sempre fica a decisão da parte estrutural”, observa.
Ela lembra, que apesar de hoje todas as lojas de materiais de construção trabalharem com acabamentos, até então não existia em Guarapuava uma loja especializada. “O que a nossa loja oferece é o que aparece numa casa”, frisa.
Com experiência no ramo, Léa afirma que o cliente de hoje procura qualidade, garantia e preço. Segundo ela, antes de abrir a loja ficou amadurecendo a idéia por dois a três anos, e como o marido já trabalhava no ramo de construção civil, sabia quais eram as melhores marcas. “Eu não vendo marcas que não tenham assistência técnica na cidade ou que eu não tenha respaldo de fábrica para fazer a substituição da peça. Por este motivo que aqui na loja não se encontra material de segunda linha. Oferecemos qualidade e garantia”, garante.

Texto e foto: Andréa A. Alves

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo