22/08/2023



Educação

Após dedetização e reforma, Cemei do Boqueirão voltou a funcionar

imagem-48812

As 123 crianças que frequentam o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), no Bairro Boqueirão, em Guarapuava, retornaram à sala de aula. Há cerca de um mês o Cemei foi interditado pela proliferação de cupins. A informação da interdição da creche foi dada pelo prefeito Cesar Filho durante pronunciamento na Câmara Municipal de Vereadores na primeira sessão do exercício legislativo, na segunda-feira (18). Crianças e funcionários eram atacados pelos insetos já há algum tempo. Fotos feitas pela nova direção registram crianças com pelotas pelo corpo, provocadas pelos insetos. Infiltrações, paredes cheias de bolor, ninhos de passarinhos cheios de piolho, entre outras irregularidades dominavam o local. “As funcionárias já estavam acostumadas com as mordidas dos cupins”, disse a diretora Deorlene Pacheco da Fonseca à REDE SUL DE NOTÍCIAS. Trinta e cinco funcionários, dos quais 22 educadoras infantis, trabalham no Cemei Boqueirão.

De acordo com a diretora que está na função há cerca de 30 dias, tão logo soube da situação, a secretária municipal de Educação Sandra Zanette pediu o registro fotográfico das crianças, vistoriou o local e foi até a creche conversar com os pais.

Até que a dedetização fosse feita e a reforma do local fosse iniciada as crianças foram transferidas para o Lar Escola Retiro Feliz, uma entidade não governamental, onde permaneceram por cerca de um mês. “Como as crianças do Lar Escola começaram a voltar para a creche o espaço acabou ficando pequeno e pedimos para voltar para o nosso espaço”, disse Deorlene. Para que o retorno das crianças fosse possível, as dependências do Cemei foram dedetizadas e o segundo andar passa por reformas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo