22/08/2023



Educação

Comunidades indígenas ganham 66 professores bilingues

imagem-49071

A partir dos próximos dias as escolas localizadas em comunidades indígenas do Paraná terão 66 novos professores com capacitação diferenciada. Ele são oriundos das próprias comunidades e receberam o aval da Secretaria Estadual de Educação, Departamento da Diversidade, na noite desta quarta-feira (26), durante formatura em Guarapuava que contou com a presença do vice-governador Flávio Arns, que responde pela Secretaria Estadual de Educação.

Familiares, caciques, professores, lotaram as dependências do Vitri Bufet,  em Guarapuava, numa solenidade marcada pelo resgate cultural. O Hino Nacional Brasileiro foi cantado em guarani e caingangue, assim como o jurante também foi proferido na língua mãe dos formandos. 

Esta foi a primeira turma de professores indígenas bilíngue guarani e a segunda turma caingangue. Os indígenas participaram dos cursos oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação na região de Guarapuava.

 “É uma grande conquista para a educação do Paraná e também um sinal de respeito com essas comunidades, que terão assegurados a preservação de suas línguas e de suas culturas”, disse Flávio Arns.

O curso iniciou no Centro de Formação de Faxinal do Céu, em Pinhão, e foi concluído no Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais. A unidade certificadora é o Colégio Estadual Visconde de Guarapuava.

Para os alunos que eram egressos do Ensino Fundamental foi ofertado o Currículo Pleno com a duração de quatro anos. Já para os alunos egressos do Ensino Médio, houve aproveitamento de estudos com a duração de dois anos.

MATÉRIA RELACIONADA

 Arns participa de formatura de professores indígenas hoje em Guarapuava

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo