22/08/2023
Educação

Campo Real abre vagas para Projeto Rondon

imagem-4917

Campo Real – O Núcleo de Atividades do Projeto Rondon da Faculdade Campo Real abriu vagas para a atividade de extensão universitária denominada Vivências em Situações de Conflito.
A atividade será realizada em conjunto com o 26º Grupamento de Artilharia de Campanha (GAC) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.
Os parâmetros e protocolos apresentados no edital foram discutidos e definidos durante os dois encontros realizados entre a Faculdade Campo Real, a UNICENTRO e o comando do 26º GAC. Nesses encontros, as três instituições desenharam o perfil das atividades e dos participantes, as ações e demais logísticas para a efetivação dessa atividade de extensão universitária.
Denominada Vivências em Situações de Conflito, constará de diversas ações realizadas em uma zona de conflito na qual os participantes vivenciarão o dia-a-dia de uma manobra militar. Nesse ambiente, os participantes, juntamente com os militares do 26º GAC, experienciarão os deslocamentos de tropas, exercícios, acampamentos, orientações, serviço de alimentação, saúde, comunicação e administração militar. Os participantes terão noções de hierarquia, disciplina e organização.
Entre os objetivos dessa atividade consta a aplicação dos conhecimentos acadêmicos numa situação diferente daquelas às quais os estudantes estão habituados. Nesse ambiente são testadas as capacidades técnicas, físicas e psicológicas dos extensionistas, além de ser uma experiência única e enriquecedora na vida dos participantes.
Todas as atividades realizadas nessa operação serão diretamente supervisionadas pelos professores coordenadores e pelos militares presentes na ação, na qual a segurança e o bem-estar dos participantes é prioridade constante.
Segundo o coordenador do Núcelo Projeto Rondon da Unciampo, professor Alexandre Fernando, todos os acadêmicos da instituição poderão participar.
A participação nesse processo seletivo não garante ao participante vaga para atuar em alguma operação do Projeto Rondon ou outra atividade extensionista semelhante.
Essa ação extensionista, porém, não fornecerá aos participantes qualquer tipo de gratificação, ajuda de custo ou algo semelhante. Será fornecido ao participante que cumprir todo o programa um certificado contendo a carga horária cumprida.
O candidato deverá preencher a ficha de inscrição (disponível na Secretaria da instituição) e anexar seu plano de ação, que deverá ser individual.
O plano de ação será uma descrição detalhada de quais atividades o candidato desenvolverá durante o evento (conflito). Essas atividades devem ser devidamente fundamentadas, demonstrando sua aplicabilidade. Será avaliada a fundamentação teórica e a criatividade da proposta.
Deverá ser obrigatoriamente digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, alinhamento justificado, recuo de 1 (um) cm na primeira linha. O texto não possui limite de linhas, podendo conter gráficos, tabelas ou outros recursos que o candidato achar pertinente. O mesmo deverá ser obrigatoriamente individual.
Será exigido do candidato aprovado que possua o esquema de imunização (vacinação) completo ou em andamento, que comprove seu tipo sanguíneo e que especifique se possui algum tipo de alergia ou se faz uso contínuo de medicamentos.
O candidato, se aprovado para a operação, deverá contratar um seguro de saúde de sua escolha, com qualquer empresa de sua preferência. Os custos com esse contrato são de inteira responsabilidade do aluno.
Haverá uma entrevista seletiva que analisará o candidato classificado em primeira ordem. Essa entrevista observará a desenvoltura, preparo psicológico e vivências pessoais. Na entrevista, o candidato deverá defender seu plano de ação demonstrando sua real aplicação.
O período de inscrição para esse evento será de 13 a 27 de abril de 2009.
A ficha de inscrição, juntamente com o plano de ação, devem ser entregues na Secretaria da instituição. Ambos devem ser entregues num mesmo envelope lacrado, com o nome do candidato e o curso no qual está matriculado.
Casos omissos serão resolvidos pela coordenação do referido projeto, juntamente com o 26º GAC e a UNICENTRO

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo