22/08/2023
Segurança

Rebelião de presos em delegacia do Paraná passa de 12 horas

Um carcereiro é mantido refém desde as 19h de quinta-feira (14) em uma rebelião de presos na 9ª Subdivisão Policial (SDP), em Maringá, no norte do Paraná. Segundo a polícia, ele não está ferido. A vítima foi surpreendida pelos detentos quando abriu uma das celas para que os presos que voltavam de uma audiência na Justiça pudessem entrar.

Um detento foi baleado durante um tumulto causado durante a noite e foi encaminhado para o Hospital Universitário de Maringá (HU). Ainda segundo a polícia, houve tumulto durante a madrugada. Alguns familiares passaram a noite do lado de fora da delegacia aguardando por informações.

Até as 7h20 desta sexta-feira (15) a polícia não havia conseguido uma negociação.

Entre as exigências dos presos estão o pedido de transferência em virtude da superlotação e agilidade nos processos judiciários. Atualmente a delegacia está com 348 detentos e a capacidade é para 126. Desse total, 43 são mulheres.

Alguns dos presos já foram condenados e deveriam estar sob a guarda da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), em alguma penitenciária do estado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.