De acordo com o jornal "O Globo" o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 deu para as melhores redações nota 1.000, mesmo elas apresentando diversos erros de ortografia. Palavras como "rasoavel", "enchergar" e "trousse" constavam nos textos.
Cerca de 30 textos foram enviados para o jornal, aprovadas pelo MEC (Ministério da Educação), tinham problemas de acentuação em palavras, concordância verbal e frases sem ponto final. Para obter pontuação máxima, os candidatos deveriam atender plenamente a cinco competências, inclusive domínio da norma padrão da língua escrita. Desvios gramaticais mais graves, como ausência de concordância verbal, deveriam excluir a redação da pontuação.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) afirmou que uma redação nota máxima pode apresentar alguns desvios nas competências avaliadas. Segundo a nota enviada "um texto pode apresentar eventuais erros de grafia, mas pode ser rico em sua organização sintática, revelando um excelente domínio das estruturas da língua portuguesa".