A Unidade de Pesquisa em Microclima e Bataticultura da Universidade Estadual do Centro-Oeste promove nesta quinta-feira, 21, o Dia de Campo da Batata. O evento já é tradicional na região e é reconhecido pela difusão de novas tecnologias para o setor. Neste ano, o tema do Dia de Campo será “Pesquisa e tecnologia aplicada para o manejo da bataticultura”. A programação do evento começa às 13h30 e segue até as 18h, no campus do Cedeteg.
Segundo um dos organizadores e professor de Agronomia, Prof Dr. Sidnei Jadoski, o objetivo é proporcionar um momento de aproximação entre o produtor, a pesquisa e as empresas do setor. “A expectativa para este ano é que haja grande participação e um intercâmbio de ideias justamente para entender as maiores dificuldades do produtor, para que possamos focar nossa pesquisa e definir alguma estratégia para colaborar com o bataticultor. Além disso, a ideia é entendermos quais são as demandas deles”.
A programação do evento contempla visita aos protocolos em avaliação, das 13h às 15h e das 16h às 17h30 – no momento de intervalo, das 15h às 16h, foi incluída a realização de uma mesa redonda, com o tema “Tecnologia de aplicação de defensivos na cultura da batata”, tendo como preletor o professor Dr. Sidnei Jadoski, e, como moderadores, os professores Adenilsom Santos Lima, Cleber Macial e Jackson Kawakami.
De acordo com Jadoski, a novidade para este ano foi a introdução da palestra com intuito de promover maiores discussões sobre o tema. Ele comenta também a importância de se discutir a questão dos defensivos na cultura da batata. “Um dos grandes problemas na produção é a questão fitossanitária, e necessariamente, ao tratar sobre doenças, é necessário abordar a aplicação de defensivos. A intenção é tratar sobre a qualidade de aplicação, para reduzir ao máximo os impactos ambientais. Além disso, o tema é pertinente porque envolve diretamente a questão de custo de produção”.
Jadoski explica que além do evento trazer informação técnica sobre a cultura da batata, o produtor também agrega conhecimento aos pesquisadores no sentido de trazer informações do dia a dia e da realidade mais prática.“Será um dia de campo didático, tanto para produtores quanto para pesquisadores, e não com intuito comercial”, enfatiza o professor .
O evento é realizado também pelo Grupo de Produtores Parceiros de Guarapuava, Grupo de Pesquisa Cultura da Batata e Microclima para a Agricultura da Unicentro/CNGq; Núcleo de Aviação e Tecnologia Agrícola da Unicentro e Revista Brasileira de Tecnologia Aplicada nas Ciências Agrárias. O evento também conta com a colaboração do Grupo PET Agronomia e do Sindicato Rural de Guarapuava.
Com assessoria do Sindicato Rural
Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
X-NONE
X-NONE
MicrosoftInternetExplorer4
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;
mso-fareast-language:EN-US;}