Na sequência de uma investigação, que já havia fechado uma fábrica clandestina de isqueiros em Mallet, no último dia 26 de fevereiro, investigadores da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC), coordenados pelo delegado Alcimar de Almeida Garrett, realizaram uma operação na última terça-feira (19), em Prudentópolis, e fecharam outra fábrica clandestina de isqueiros.
Na fabriqueta, em uma área residencial, na Vila Mariana, foi detido o responsável pelo local, Armando Stoeberl, 21 anos. No local, foram apreendidos cerca de 67.500 isqueiros.
Stoeberl confessou que realmente remanufaturava em torno de 3 mil isqueiros por semana, e que tinha conhecimento do perigo que trazia para si, sua família e vizinhos. “Ele utilizava um botijão de gás de cozinha com uma mangueira para recarregar as carcaças, sem qualquer segurança na recarga ou no armazenamento”, contou o delegado adjunto da DEDC, Vinícius Borges Martins.
O homem responderá em liberdade por crime contra a propriedade industrial.
Conforme explica Martins, o combate a este tipo de crime tem por objetivo resguardar a segurança dos consumidores, que compram um produto sem qualquer controle, e também resguardar a segurança do próprio suspeito, sua família e vizinhança, pois a fabriqueta funcionava irregularmente, de forma precária, com possíveis riscos de acidentes graves.