22/08/2023



Política

Prefeito apoia Integ e pede nova entrada para o Cedeteg

imagem-50091

A Incubadora Tecnológica de Guarapuava (Integ) já está apto a receber recursos municipais. A assinatura que a declara como utilidade pública aconteceu  na manhã desta quinta-feira (21), no campus Cedeteg da Unicentro, durante o Workshop Regional Parque Tecnológico Virtual do Paraná  (PTV-PR). O workshop trouxe à Guarapuava o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Alípio Leal e o diretor-presidente do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), Julio Félix. O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, também participou do evento.

A Integ disponibiliza estrutura e tecnologia em pesquisa e inovação a várias empresas. Com a sanção, poderá receber recursos municipais – em contrapartida a serviços prestados à prefeitura e a empresas públicas – e participar de programas governamentais na área da inovação. O projeto do vice-presidente da Câmara de Guarapuava, Airson Horst, foi aprovado na sessão da última terça-feira (19).

Com o PTV-PR, o Governo do Estado apoia e fortalece os parques e incubadoras estaduais, possibilitando a aceleração dos negócios das empresas de base tecnológica. “Sempre defendemos, desde a Assembleia Legislativa, o fortalecimento da inovação por meio da constituição de um Parque Tecnológico. Agora, esse parque virtual vem permitir que Guarapuava fique conectada com o que há de mais moderno no nosso Estado, nos aproximando do nosso compromisso, por isso o governo tem todo o apoio da prefeitura”, reforça Cesar Filho.

VISIBILIDADE
Cesar Filho  aproveitou a presença do secretário Alípio Leal para fazer um pedido. “O acesso ao Cedeteg é pelos fundos da Vila Carli, o que esconde esse campus. Então, em nome de Guarapuava, solicito ao senhor e ao governador a viabilização de um terreno na rua Saldanha Marinho para que seja utilizado como nova entrada”, pediu Cesar Filho, recebendo, em seguida, uma resposta positiva do secretário. “Vamos levar a solicitação ao governador, mas já adianto que minha posição é totalmente favorável”.

Com assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo