22/08/2023
Cotidiano

Candói e Foz do Jordão podem deixar Comarca de Guarapuava

imagem-5010

Curitiba – O município de Candói, na região da Cantuquiriguaçu, pode ganhar uma comarca própria. Ao menos, essa é a intenção das principais lideranças da região. Na tarde desta segunda-feira (27), em Curitiba, os prefeitos de Candói (Elias Farah) e Foz do Jordão (Anildo Alves), se reuniram com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Carlos Augusto Hoffmann. Na oportunidade, o deputado Artagão Junior, representante dos municípios na Assembleia Legislativa, explicou ao presidente do TJ a importância da iniciativa.
O parlamentar considera vital a criação da nova comarca. Segundo ele, “o cidadão que precisa recorrer à tutela do Estado, precisa se deslocar até outro município em busca do Poder Judiciário. Com a elevação à comarca de entrância inicial, cidadãos de Candói e Foz do Jordão poderão ver seus direitos satisfeitos com deslocamento mínimo, além de desafogar a Comarca de Guarapuava”, destacou.
De acordo com o Tribunal de Justiça, o projeto original prevê a transferência das jurisdições de Candói e Foz do Jordão para a Comarca de Cantagalo. Com o pleito dos municípios, a expectativa é de que o projeto seja reformulado. Para agilizar a proposta, o prefeito de Candói, Elias Farah, ofereceu um local de propriedade da prefeitura para abrigar a nova comarca.
O Desembargador Carlos Hoffmann disse que o pleito é legítimo e recebeu de bom grado o projeto. O pedido foi encaminhado à coordenação judiciária para estudo técnico e análise da viabilidade da proposta. Além dos prefeitos Elias Farah e Anildo Alves e do deputado Artagão Junior, participaram da reunião, vereadores, representantes da OAB, dirigentes sindicais e empresários dos dois municípios.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.