22/08/2023



Agronegócio

Agrária recebe em São Paulo prêmio de “Produtividade da Década”

imagem-50130

A Agrária receberá na próxima terça-feira (26), em São Paulo, o prêmio de "Produtividade da Década", oferecido pelo Rally da Safra 2013. A cooperativa será representada pelo seu diretor presidente, Jorge Karl, durante a cerimônia a ser realizada na sede da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na qual serão homenageados todos os destaques da edição atual.

Ao longo dos anos, a cooperativa do distrito de Entre Rios apresentou consistentes resultados, em geral superiores à média nacional, especialmente com relação ao milho. Ainda sem contar a safra atual, a produtividade dos cooperados da Agrária se manteve, nos últimos três anos, na casa dos 11.000 quilos por hectare, enquanto que a média brasileira para o milho chegou a 4.808 quilos por hectare na safra 2011/2012, contra 5.580 quilos por hectare registrados no Paraná no mesmo período, conforme dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Com 60 anos de história, a Agrária conta atualmente com 550 cooperados e cerca de 1.200 funcionários, os quais levaram a cooperativa ao faturamento recorde de R$ 2,1 bilhões, em 2012. De acordo com Jorge Karl, a homenagem é uma conquista de todos os envolvidos no processo cooperativo. "Este prêmio só é possível graças aos nossos cooperados, que são o começo e o final de todo esse processo, e ao empenho dos nossos colaboradores para o crescimento contínuo da Agrária", destacou o presidente.

Trata-se de um prêmio que contempla os objetivos traçados para o constante fortalecimento da marca Agrária. "Temos como visão ser referência nacional em tecnologia de produção agroindustrial e gestão cooperativista e faz parte da nossa missão agregar valor aos produtos e serviços oriundos do esforço de cooperados e colaboradores", observou o coordenador de marketing da Agrária, Arival Cramer Junior. "Este prêmio é um forte indicador de que estamos atingindo nossa missão", acrescentou.

Referência também na produção de soja, trigo e cevada cervejeira, a Agrária conta com a segunda maior maltaria da América Latina, Agromalte, o próprio moinho de trigo, a fábrica de rações, a Indústria de Óleo e Farelo de Soja e, a partir de 2014, a indústria de milho.

O elevado índice de produtividade decorre da somatória de fatores, tais como investimento da Agrária em pesquisa, através da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), departamento de assistência técnica próprio para orientação dos cooperados, rotação constante entre culturas de verão e de inverno, alta tecnificação e profissionalização no gerenciamento das propriedades dos cooperados. Meios de difusão de tecnologias, tais como os dias de campo e o WinterShow, o maior evento brasileiro relativo a culturas de inverno, contribuem igualmente o crescimento dos resultados.

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, palestrante do Dia de Campo de Verão, realizado pela Agrária no início de março, havia adiantado o prêmio aos presentes e teceu elogios à Agrária. "A produtividade agrícola daqui é notável, realmente espetacular", afirmou.

O Rally da Safra, realizado pela empresa Agroconsult, em parceria com a FIESP, é um dos principais eventos do agronegócio brasileiro e o único levantamento de safra técnico privado, que abrange 99,4% da área cultivada de soja e 80% da área com milho no Brasil. A expedição é realizada entre janeiro e março, durante a fase de desenvolvimento das lavouras e colheita.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo