A Polícia Militar de Guarapuava mapeou a cidade e a dividiu em quatro áreas de segurança. Essa divisão está sendo prevista pelo Programa de Atendimento à População e foi exposta na sessão da Câmara desta terça-feira (26) pelo o comandante da 1º Companhia da Polícia Militar (PM), capitão Cristiano Moskaleski Cubas de Lima. Antes, porém, o comandante do 16º Batalhão de PM, tenente coronel Edson Solak, fez uma breve explicação sobre a logística da organização, segundo informou a assessoria de imprensa da Câmara.
Para a implantação do novo programa, de acordo com Cubas, houve um processo de distribuição das rádios patrulhas, na qual fora dividido em quatro grandes áreas que terão atendimento 24 horas. “A distribuição não foi pensada em leste ou oeste, mas em um conglomerado de regiões. Foi elaborado um mapa, medindo os números de ocorrência de cada bairro, para alcançarmos uma média quantitativa destas regiões. Desta forma, culminará em um parâmetro entre os setores”, explicou. “Pelo tamanho dos nossos bairros, não estávamos conseguindo atingir os objetivos desejados, portanto foi pensada esta iniciativa”, finalizou Cubas, ressaltando que o batalhão foi contemplado com novos policiais.
O Cartão Programa também foi citado pelo policial militar. Esse serviço funcionará a partir do seguinte processo: durante 15 minutos, uma viatura permanecerá em ponto base ou num local de grande fluxo das quatro grandes regiões. Nos próximos 15 haverá patrulha pelo perímetro.
Além das ações citadas, ele detalhou sobre a melhora no atendimento por telefone (190), como o aumento dos atendentes (corporação passa a contar com três) e qualificação dos profissionais, visando agilidade no atendimento; o programa de pós-atendimento as vítimas; a Patrulha Rural Comunitária, entre outros.
A presença dos membros da PM partiu do vice-presidente da Câmara, vereador José Airson Horst (PPS), que protocolou o requerimento nº. 093/2013, aprovado por unanimidade na sessão ordinária do último dia 12.