Aos poucos, projetos de leis de interesse da comunidade começam a serem apresentados por vereadores. Um deles é o Projeto de Lei de autoria do peemedebista Rodrigo Crema e do tucano João Napoleão, e que visa reduzir os riscos que correm as mulheres que se utilizam do transporte coletivo urbano durante a noite.
Pela proposta fica estabelecido que, a partir das 22 horas, deverá ser possibilitado às passageiras, o desembarque em qualquer lugar no trajeto regular da respectiva linha, mesmo que nele não haja ponto de parada.
Além disso, a empresa responsável pelo serviço deverão ser notificadas do conteúdo e publicação da Lei e serão obrigadas a colocar informações, em locais de alta visibilidade dos passageiros, acerca do conteúdo e número da mesma.
Segundo os autores do Projeto, medida é necessária, para dar mais segurança às mulheres durante a noite. “Sabe-se que as mulheres são, na grande maioria dos casos, os alvos de estupros, roubos e outros atentados. Através dessa medida, estas fatalidades diminuirão. As famílias poderão esperá-las com menor preocupação, evitando-se riscos desnecessários a todos”, destacaram.
Resta torcer para que os vereadores mantenham a unanimidade, ou a maioria, dos votos nas próximas duas votações.