Laranjeiras do Sul, município paranaense com cerca de 30 mil habitantes, está inovando. A administração municipal passa por um planejamento estratégico e traça novas diretrizes. Com o trabalho, que é conduzido com o apoio do Sebrae/PR, a ideia é aprimorar a gestão pública municipal, trazendo uma visão empreendedora que contemple ações a médio e longo prazos.
Para dar início à visão de futuro, proposta pela administração atual, as 13 secretarias da Prefeitura de Laranjeiras do Sul passaram por um levantamento, que envolveu desde informações sobre infraestrutura até projetos que já estão em andamento. A identificação dos subsídios foi realizada por técnicos do Sebrae/PR, com a participação dos secretários e servidores, em oficinas e reuniões.
Segundo o consultor do Sebrae/PR, Edson Braga, a prefeita eleita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz, procurou a entidade em busca de apoio para construir o planejamento estratégico da Prefeitura, que leve em conta, além de uma visão empreendedora, uma gestão mais próxima do que é praticado na iniciativa privada.
“Conhecendo os trabalhos que o Sebrae realiza nos municípios do Território da Cantuquiriguaçu, bem como as ações voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo, a prefeita Sirlene nos procurou, depois de ser eleita, ainda no ano passado, para pedir apoio na elaboração de um planejamento estratégico, que começou a ser realizado em meados de dezembro”, conta Edson Braga.
O consultor do Sebrae explica que o levantamento das informações foi realizado em cada uma das 13 secretárias, o que contribuiu para dar um panorama de cada pasta.
“Cada secretaria tem a sua especificidade, como projetos para a captação de recursos estaduais e federais, orçamento, itens para melhorar, como na infraestrutura, por exemplo, além de outros itens, como máquinas e equipamentos. Por isso, o levantamento é tão específico. Com as informações levantadas, os secretários fizeram um plano de ação, cada um para a sua pasta”, explica Edson Braga.
A prefeita Sirlene Svartz está entusiasmada com os resultados do planejamento estratégico feito pela administração municipal. “Estamos fazendo um ‘choque de gestão’ junto com o Sebrae. Tenho consciência de que o planejamento é fundamental em todas áreas e ajuda muito na tomada de decisões”, assinala a prefeita.
Para Sirlene Svartz, o trabalho tem outra função importante, que é a valorização dos servidores públicos que foram ouvidos no processo. “Os servidores conhecem como ninguém o dia a dia da administração municipal. O planejamento exigiu a participação de todos”, comemora a prefeita de Laranjeiras do Sul.
O consultor credenciado do Sebrae, Jaime Tezza, que também acompanha os trabalhos em Laranjeiras do Sul, acrescenta que, nas oficinas realizadas, os secretários e colaboradores tiveram a oportunidade de expor quais são as necessidades e as oportunidades de melhorias, que eles consideram válidas para melhorar a gestão municipal.
“Nas reuniões, conversamos com os secretários e servidores sobre o papel do servidor público e pedimos, nessas oficinas, para eles sonharem como querem ver as suas secretarias e, também, como sonham o futuro para Laranjeiras do Sul, já com um direcionamento das ações que precisam ser feitas nesse planejamento estratégico”, avalia Jaime Tezza.
No último dia 9 de março, um encontro foi realizado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (ACILS) para que cada secretário apresentasse o seu plano de ação, para o período de 2013 a 2017, com a presença da prefeita Sirlene Svartz.
DIALOGO
O secretário de Finanças e Orçamento de Laranjeiras do Sul, Marcelo Passarin, destaca que um dos pontos positivos na realização do planejamento estratégico foi, justamente, o envolvimento dos servidores públicos.
“Funcionários de carreira, que há anos trabalham na Prefeitura, tiveram a oportunidade de falar e trazer toda a sua experiência. Isso contribuiu em todo o processo para realizar o planejamento estratégico, o que torna o ambiente muito mais colaborativo. Nesse primeiro ano, nós vamos adequar as ações ao orçamento que já estava previsto pela outra gestão para a Prefeitura. Mas, a partir do ano que vem, queremos dar a nossa cara às ações. Iniciativas como realizar um planejamento estratégico rompem a barreira eleitoral dos quatro anos, porque criam sustentabilidade”, disse Marcelo Passarin.
Para o secretário de Governo e Gestão, Gizélio Linhares, é preciso desmistificar que na administração pública não há planejamento. “Trazer essa parceria com o Sebrae/PR, para realizar um planejamento estratégico do ponto de vista do desenvolvimento sustentável de Laranjeiras do Sul, foi fundamental. É preciso pensar não só nos próximos quatro anos, mas como queremos a cidade para os próximos 20 anos, como a comunidade colherá esses frutos”, avalia Gizélio Linhares.
Para a secretária de Educação e Cultura, Terezinha de Jesus Nardi, o planejamento estratégico se reflete, também, em um planejamento coletivo, no qual a equipe da secretaria, as lideranças e a equipe pedagógica foram envolvidas. “Eles passam compreender todo o processo do planejamento e passam a se sentir parte desse processo, que não é apenas uma incumbência da prefeita ou dos secretários, mas de todos”, reforça Terezinha de Jesus Nardi.
Com assessoria/Sebrae