Peixe no Oeste, feijão carioca no Norte e preto no Sul, pinhão no Centro-Sul. O cardápio da alimentação servida aos alunos da rede estadual de educação segue um controle nutricional e respeita hábitos alimentares das diferentes regiões do Paraná.
A novidade na merenda são alguns tipos de carnes congeladas que substituem parte dos enlatados na refeição dos mais de 1 milhão de alunos, entre as quais filé de tilápia e empanado de tilápia, foram incluídos nas refeições.
O Governo do Estado adquire os alimentos para a merenda dos estudantes de duas formas. Nas compras centralizadas estão produtos básicos e comuns a todas as escolas da rede: óleo, farinha, sal, açúcar, congelados e enlatados. Já nas compras da agricultura familiar, os agricultores entregam feijões, frutas, legumes, cereais, leites e outros lácteos e derivados do trigo diretamente para as escolas, de acordo com sua produção local.
Juntamente com os alimentos, as escolas recebem sugestões de cardápios elaborados pela equipe de nutricionistas. O cardápio atende a uma demanda que varia de acordo com as necessidades socionutricionais dos alunos.
Fonte: Agência Estadual de Noticias