22/08/2023
Política

Viva! Hoje é Dia do Vereador

No dia em que a Câmara Municipal de Guarapuava comemora aniversário, há 33 anos, o então prefeito Cândido Pacheco Bastos  (PMDB) sancionou a Lei nº 01/80, que instituiu o Dia do Vereador em Guarapuava. A data, apesar de ter dupla comemoração, nos últimos anos teve poucos motivos a comemorar. A imagem do vereador, assim como do político em geral, está desgastada perante a opinião pública. Em Guarapuava, num passado recente, escândalos pautaram o Legislativo Municipal tendo como protagonistas cinco vereadores, dos quais, quatro ainda não se sabe ao certo qual são os envolvimentos na Operação que ficou conhecida como "Operação Fantasma". Há indícios e os comentários foram muitos, tando nos corredores da Câmara, quando nas ruas da cidade, de que há outros, hoje ex, envolvidos numa verdadeira farra de vales. Nada apurado, oficialmente, e que tenha vindo à tona.

A julgar pelos projetos de leis e requerimentos que foram e continuam sendo apresentados o papel do vereador sendo inócuo para a sociedade. Poucos, mas poucos mesmo, se sobressaem e apresentam medidas de interesse popular. O que se percebe nos últimos tempos é que apresentações de moções, titulos e denominação de ruas se tornaram lugar comum no Legislativo Municipal. Sem deixar de mencionar pedidos de melhorias de estradas e tantas outras demandas que são obrigação única e exclusiva do Executivo, mas que vem sendo encaradas como trampolim sob o veu de que o vereador está defendendo os interesses do povo.

Como todos sabem, mas poucos colocam em prática, a função do legislador é criar leis que beneficiem a população e não a si mesmos e, principalmente, fiscalizar os atos da administração pública. Pura utopia?  Não quero radicalizar. Mas que a teoria está linge da prática, ah! isso está!

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo