22/08/2023



Esportes

Inscrições abertas para abertura e encerramento da Copa das Confederações

Quem quiser fazer parte das Cerimônias de Abertura e Encerramento da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 tem uma grande oportunidade a partir desta sexta-feira (12/4). O Comitê Organizador Local (COL) e o Ministério do Esporte, por meio do Programa Brasil Voluntário, abriram inscrições para moradores de Brasília, do Rio de Janeiro e de cidades próximas que desejem atuar de forma voluntária como "performer" ou membro da equipe de apoio operacional aos shows.

Sob o comando do carnavalesco Paulo Barros, os chamados performers formarão o corpo artístico que realizará uma apresentação de música e dança no gramado do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, antes da partida de abertura entre Brasil e Japão, no dia 15 de junho, e no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, antes da grande final da Copa das Confederações da FIFA, em 30 de junho.

Também será possível se inscrever para trabalhar de forma voluntária na equipe de suporte ao espetáculo, que inclui atividades como produção de elenco, figurino, alegorias, gerência de palco e auxiliar de produção. As inscrições estão abertas no endereço www.cerimonias.brasil2014.com.br e vão até 22 de abril.

“É a primeira vez que faço um evento deste tipo, algo totalmente diferente de um desfile de carnaval. Será um grande desafio, e a participação desses performers é fundamental para o sucesso da festa. Por isso, faço um convite a todos para que se inscrevam e participem. Eles não serão voluntários, serão artistas”, afirma Paulo Barros.

Ensaios
Para se candidatar, não é preciso ser bailarino profissional nem ter habilidades específicas. O mais importante é que o candidato tenha disponibilidade para comparecer aos ensaios, que serão realizados durante a semana na parte da noite e nos fins de semana. Os interessados devem ser maiores de idade, ter bom condicionamento físico, muita alegria, bom humor e vontade de fazer parte desses dois momentos especiais. O objetivo é montar um grupo com diferentes perfis, idades e habilidades. Por isso, pessoas com deficiência também podem participar, inscrevendo-se para as vagas da equipe de suporte.

“Não precisa ser bailarino ou ter experiência. O mais importante é a vontade de fazer parte da festa. Desta vez, o jurado será o público. Espero que a gente consiga fazer apresentações marcantes, que serão tão lembradas quanto os jogos da Copa das Confederações. Como costumo fazer no carnaval, vou explorar o elemento humano e fazer uma homenagem ao Brasil e aos países participantes. Mais do que isso, não posso dizer. É segredo absoluto”, acrescenta Paulo Barros.

Os aprovados na pré-seleção do show receberão um convite da equipe de produção do elenco para participar de um processo de triagem, marcado para o período de 20 a 28 de abril, quando será definido o papel que o candidato vai representar na cerimônia. No mesmo dia, ele receberá orientações sobre o processo e o calendário de ensaios. Para cada segmento do espetáculo, haverá dois ou três ensaios durante a semana, na parte da noite, e um ensaio no fim de semana.

É por causa da obrigatoriedade da presença nesses ensaios que a participação será restrita a moradores de Brasília, Rio de Janeiro e cidades próximas. Para a cerimônia de abertura, serão 2.600 performers e 200 voluntários de suporte.

Os candidatos que marcaram a opção “cerimônias” ao se inscreverem no Programa de Voluntários do Comitê Organizador Local (COL) e no Programa Brasil Voluntário, do Ministério do Esporte, serão contactados para comparecerem às audições, sem haver a necessidade de um novo cadastro. Durante os ensaios, o voluntário receberá auxílio-transporte de duas passagens, lanche no local, duas camisas do Programa Brasil Voluntário e, no fim do processo, um certificado de participação.

Fonte: COL

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo