O número de homicídios se mantem estável na região de Guarapuava. A afirmação é feita pelo delegado chefe da 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava, Italo Biancardi Neto ao divulgar a estatística do primeiro trimestre de 2013. Segundo o delegado, foram 21 casos nos 14 municípios das cinco comarcas da região e todos solucionados.
“Os números se mostraram idênticos ao mesmo período do ano de 2012. Os pontos mais positivos ainda são que os 21 homicídios ocorridos no primeiro trimestre deste ano foram solucionados pelas respectivas Delegacias de Polícia”, afirmou.
De acordo com os dados, em Prudentópolis houve um homicídio e foi solucionado; em Manoel Ribas, foram registrados três e também; em Pinhão, quatro homicídios, um deles por dolo eventual (embriaguez ao volante), todos elucidados; Pitanga também aconteceram três homicídios, igualmente solucionados; outros 10 homicídios em Guarapuava também solucionados. “Tivemos um resultado absolutamente satisfatório de 100% de soluções dos referidos crimes em toda área, demonstrando que a Polícia Judiciária está realizando seu trabalho de investigações criminais, identificando os autores dos crimes, com a prisão da maioria deles. Outros casos aguardam a análise judicial para a decretação da prisão ou foram praticados mediante legítima defesa em que não ocorre a prisão, porém identificado o autor ou autores dos crimes”, disse o delegado. Os motivos de todos os crimes citados estão ligados a saída de bares ou lanchonetes em razão de discussões e, ainda, alguns casos passionais, enquanto que outros estão ligados ao narcotráfico e delitos afins, em razão de desentendimentos ou desacertos no acerto de contas.