22/08/2023
Cotidiano

CEF capacita gerentes municipais sobre programas federais

imagem-51468

Um seminário reunião os gerentes municipais de varias regiões, como Guarapuava, Turvo e Reserva do Iguaçu, para a capacitação junto aos programas desenvolvidos pela Caixa Econômica Federal (CEF) com recursos federais.

Segundo o gerente regional, Júlio César Goginski, a capacitação é importante para que os municípios fiquem sabendo os programas existentes. “O foco principal de treinamento para capacitação dos gerentes municipais de convênios. Então em 2009 a Caixa fez uma proposta em que cada prefeitura tivesse um gerente, para que assim a gestão utilizasse os repasses. Hoje é o início, pois houve mudança de governo em vários municípios da região. A idéia é que esses gerentes comecem a entender como funciona os processos na CEF e que posamos fazer efetivamente como q esse recursos sejam utilizados pelas cidades, temos prazos com os Ministérios e se não utilizados você perde os recursos”.

Os valores dos projetos apresentados junto a Caixa devem ser de 200 ou 300 mil reais atingindo o município em todas as frentes. A habitacional é uma delas, mas há ainda a questão da pavimentação, saúde, ensino, infraestrutura como ônibus caminhões retro escavadeiras. São recursos com várias finalidades.

De acordo com Júlio, o gerente é que faz o elo entre os técnicos e a caixa. “Os valores tem duas formas de serem adquiridos. Uma é que o município pode escrever projetos no site do próprio Ministério, e também, tem as emendas parlamentares. Cada deputado tem um valor x de 12 a 13 milhões por ano, em que ele determina um valor pra cada município”.

O gerente da CEF ainda afirma os projetos são de fundamental importância. “Para receber esse recurso tem que ter projeto. Então aconselhamos os municípios a terem projetos de 300, 400 ou 500 mil, podem ser vários projetos, pra que eles consigam atender toda população. Quem define são os ministérios ou o próprio parlamentar.”

Um modelo de habitação rural é o município de Ivaí, em que foram feitas, em 2 anos, fizemos 270 casas rurais beneficiando 2000 pessoas. “E se considerarmos um município com 13 mil habitantes, quantas pessoas foram afetadas. Essa parceria gerou venda no comercio local, centralizamos essa compra neles, gerando mais empregos e renda nesse local. Veja como é lucrativo para o município”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.