22/08/2023
Cotidiano

Matéria da RSN faz Vicentinos encontrar lar para morador de rua

imagem-51538

Há quase dois anos a Rede Sul de Notícias publicou uma matéria sobre o mendigo Antonio Machado da Silva, 88 anos, que vivia pelas ruas de Guarapuava convivendo com mato, ratos, insetos e muita sujeira nos terrenos baldios onde ‘morava’.

Sensibilizados com história do homem que há mais de quarenta anos não comia direito, não tinha roupas limpas e nem onde dormir, a Comunidade de São Vicente de Paulo foi procurada e estendeu a mão para ajudar seu Antonio. Ele passou por tratamento contra o álcool, permanecendo 40 dias internado, como forma de desintoxicação, e depois foi acolhido em um Lar de Idoso em Pato Branco.

Desde então seu Antonio vive com mais outros internos. Lá recebe muito mais que roupas limpas, recebe atenção médica, comida, cama confortável e também, a atenção e carinho dos voluntários, conhecidos como Vicentinos.

No começo, seu Antonio teve dificuldade de aprender a conviver em grupo e também a de dormir em uma cama. Muitas vezes juntava suas coisas e deitava no chão frio, mas com o passar do tempo percebeu que estava bem recebido e que agora aquele Lar era seu lugar.

Sua melhora é visível. Seu rosto contente, roupas limpas, o ganho de peso. Tudo isso fez com que o senhor que há anos atrás recusava-se a ficar no Albergue Noturno de Guarapuava, hoje faça do Lar, sua casa.

A Comunidade de São Vicente de Paulo atende a pessoas e famílias carentes de Guarapuava e região. Possui dois Lar para Idosos, um em Pato Branco e outro em Prudentopólis, e cuida do Albergue Noturno da cidade. O trabalho é voluntário e está ligado a Igreja Católica. Os locais são mantidos através de doações da comunidade e de uma pequena parcela do poder público.

 

Matérias relacionadas:

Sociedade de São Vicente de Paulo comemora bicentenário de fundador

Mendigo vive pelas ruas de Guarapuava há 40 anos

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.