22/08/2023
Política

Mutirão prepara Reserva do Iguaçu para a chegada do governador

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A animação já toma conta de Reserva do Iguaçu para a chegada do governador Beto Richa que amanhã (26), autoriza a continuidade da pavimentação asfáltica da PR 459, que liga o município à localidade de Dois Pinheiros. O investimento é de R$ 55 milhões. A solenidade será às 10 horas. Antes, porém, o governador vai a Foz do Jordão.

O hotel da Copel em Reserva do Iguaçu já está lotado pela equipe do governador. A comitiva oficial será composta por 40 pessoas, muitas das quais já estão em Reserva do Iguaçu. 
A movimentação é grande na sede, no interior e, principalmente, no Parque dos Tropeiros onde a solenidade será realizada. Funcionários da Prefeitura, associações e outras entidades colocam faixas enaltecendo a obra e agradecendo o governador. O Departamento de Cultura, o gabinete do prefeito Emerson Julio Ribeiro, secretários municipais deixam tudo em ordem. Afinal, o município e a região conquistam uma obra que vem sendo reivindicada há décadas. Foram entregues 2 mil convites para a festa nas casas, colégios, comércio e comunidade em geral. Cerca de 300 pessoas estão trabalhando na organização que já vem acontecendo há um mês. A prefeitura pode contar com a parceria com a COPEL, Grupo Progresso e voluntários que “arregaçaram as mangas” para valorizar o evento.

Conhecida como o “Corredor do Milho” a rodovia é responsável pelo escoamento de cerca de 200 mil toneladas de grãos produzidos somente pela Cooperativa Agrária, em Reserva do Iguaçu. “Essa ligação é muito importante, pois liga Guarapuava a Pinhão e ao Sudoeste de Santa Catarina. É o maior corredor de milho”, afirmou o diretor secretário da Agrária, Norbert Geier. De acordo com o presidente da Cooperativa, Jorge Karl, um dos principais benefícios que será gerado ao produtor é a redução no valor do frete, podendo acrescentar um lucro a mais, estimado em R$ 1,5 por saca ou R$ 25 por tonelada. “Hoje o milho produzido em Reserva do Iguaçu é escoado por Guarapuava indo a Candói e depois para Pato Branco. Nesse trecho há uma serra íngreme”, observa Karl. Para o diretor superintendente da Agrária, Adam Stemmer, a pavimentação asfáltica nesse trecho se traduz em benefício direto para o agricultor. “É uma ligação econômica com o Sudoeste. Onde há infraestrutura o investimento vem atrás e isso significa desenvolvimento”, afirmou.

A obra também atinge beneficamente empresários, comerciantes, agricultores da região Centro Sul do Paraná com um universo estimado em mais de 100 mil habitantes.

Cristina Esteche

Jornalista

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