Guarapuava – A semana do deputado estadual Fernando Carli Filho estava sendo intensa.
O deputado continua em coma na UTI do Hospital Evangélico e o boletim médico divulgado pelo Hospital às 18h30min de hoje informa que o estado continua grave e estável.
Carli Filho sofreu acidente automobilístico na madrugada desta quinta-feira em Curitiba. Uma testemunha, Alice Brás, depôs no início da noite na Delegacia de Delitos de Trânsito em Curitiba. O depoimento não foi divulgado, mas ela disse ao telejornal da RPC que saiu à janela para acender um cigarro quando viu a colisão. O carro branco entrou devagar e o outro entrou em velocidade alta, subiu em cima do outro e passou por cima. Foi um estrondo muito alto, contou à RPC.
Antes de ir a Curitiba o deputado passou o “feriadão” em Guarapuava. Depois de passar o feriado de 1º de maio na cidade e em visita a municípios da região, Carli Filho retornou à capital para cumprir agenda legislativa.
Na sessão de terça-feira, dia 5, defendeu que decisão da Assembleia Legislativa de derrubar o veto do governador Roberto Requião (PMDB) e beneficiar 35 mil professores é uma demonstração de que os parlamentares estão identificados com os problemas da sociedade paranaense. Os professores cumpriram a sua parte ao fazerem os cursos. É mais do que justo que agora exerçam suas profissões legalmente, até mesmo porque a sociedade paranaense precisa deles, salientou.
Numa concorrida sessão na terça-feira, que teve as galerias lotadas de professores, 44 deputados decidiram anular o veto de Requião ao projeto de lei que propunha o registro dos diplomas expedidos pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali), de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado, através da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Os professores fizeram cursos de capacitação de docentes na Vizivali há mais de dois anos e desde então vêm lutando para que o diploma seja reconhecido. Na época, o deputado petista Péricles de Mello apresentou um projeto propondo o registro, que foi aprovado pela Assembleia e posteriormente vetado pelo governador Requião. Agora, o veto foi derrubado.
O parlamentar se pronunciou na sessão desta quarta-feira, dia 6, para defender aumento de 15%, o mesmo índice aplicado pelo governo ao novo salário mínimo regional. Também se mostrou um dos grandes entusiastas do Corn Show, um mega-evento destinado a divulgar a cultura do milho na região de Guarapuava e que será realizado em março de 2010no Pahy Centro de Convenções e Eventos. Por sua envergadura, começa a ser organizado desde já, envolvendo diversas entidades e empresas desse segmento agrícola.
Fernando Carli Filho diz que os produtores fazem a sua parte e que merecem apoio dos órgãos de governo com incentivo à pesquisa e à industrialização. O setor do milho é um exemplo de como nosso potencial econômico está sub-aproveitado no Paraná, sustentou o deputado.
Política
Deputado teve participação atuante nas sessões desta semana na AL
- Por Cristina Esteche
- 07/05/2009