22/08/2023

Lambari: um pequeno peixe que pode gerar grande riqueza

É inquestionável a grande responsabilidade que os municípios têm em buscar alternativas para geração de emprego e renda. Quando digo os municípios, a referência direta é aos administradores municipais, que são os responsáveis por atos que podem alavancar ou fazer andar para trás o desenvolvimento em suas cidades.

 

No quesito busca de alternativas, o prefeito de Foz do Jordão, Neri Quatrin (PSD), e sua equipe têm dado ótimos exemplos. Em poucos meses a realidade da cidade e do campo já está mudando. Ainda é pouco tempo, mas, ao que tudo indica, o projeto de desenvolvimento está no caminho certo.

 

Porém, os olhares estão indo além. O município necessita de muitas coisas para melhorar o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Mas, principalmente, precisa de emprego e renda. Todos sabem a grande dificuldade de atração de empresas e indústrias para as pequenas cidades, levando-se em conta a questão de logística, fator fundamental na escolha dos empresários pelos locais das instalações de seus empreendimentos.

 

O que sobra? Sobra o olhar empreendedor, que busca as alternativas. E assim está sendo em Foz do Jordão. Todos os pescadores sabem que Foz do Jordão é a terra do lambari. Isso mesmo. Lambari, um pequeno peixe que pode ajudar a desenvolver e gerar renda para a população.

 

A ótima idéia de transformar a pesca desse pequeno peixe em um atrativo nacional está sendo difundida pela atual administração. O projeto do evento está pronto e já foi apresentado ao Ministério do Turismo, em Brasília.

Se o apoio Federal for confirmado, Foz do Jordão terá em outubro um dos maiores eventos gastronômicos da região: a Festa Nacional do Lambari.

 

É esse o papel do administrador e da sua equipe. Quem sabe onde quer chegar não espera os resultados, sai em busca deles.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo