O Grupo Dalba Engenharia é o responsável pela Usina Hidrelétrica que entra em operação no Rio do Poço, na divisa entre os municípios de Guarapuava e Goioxim e que vai produzir 01 mw (megawatts) de energia com uma média anual firme de 0,7 mw, ou seja, dependendo do volume de água do rio.
A PCH (Pequena Central Hidrelétrica) vai abastecer a demanda da Pedreira Pérola, de propriedade do Grupo Dalba, que consome 0,4 mw e o excedente será comercializado no mercado livre. “Hoje o mercado está em alta, pois está faltando energia no País”, observa o diretor presidente do Grupo Dalba, Luciano Daleffe.
Com investimento de cerca de R$ 3,5 milhões, a usina está sendo construída há três anos e prevê um faturamento mensal de R$ 300 mil com a geração de 01 mw. Durante a construção foram gerados 40 empregos diretos. Para a operacionalização, dois funcionários bastam.
A nova usina está localizada numa antiga fábrica de pasta de papel com uma queda d’água de 5 metros de altura. “Compramos, reformamos e só estávamos aguardando a autorização da Assembleia Legislativa do Paraná e a licença de operação do IAP (Instituto Ambiental do Paraná)”, disse Luciano. A PCH entra em operação daqui a 60 dias.