22/08/2023
Saúde

Apesar da dificuldade financeira, prefeito de Santa Maria do Oeste vai manter hospital

imagem-52929

Mesmo com as dificuldades financeiras, o prefeito de Santa Maria do Oeste, Claudio Leal, irá manter o Hospital e Maternidade Santa Maria do Oeste, que é municipal.  Para minimizar a situação e impedir o fechamento do hospital, Claudio fez o pedido de um repasse de verba emergencial de R$ 50 mil para o diretor geral da Secretaria Estadual de Saúde, Renê dos Santos.  “Depois do pedido ele ficou de entrar em contato conosco para falar sobre a verba. Mas, mesmo que não ela não seja aprovada, vamos dar um jeito de manter o hospital”, explica garante o prefeito. Parte desse recurso será pagar quitar o aluguel do prédio.

Além das despesas comuns, as contas da instituição têm aumentado por conta do fechamento do hospital de Palmital, que repassou seus pacientes para Santa Maria do Oeste. O hospital, que atualmente conta com 56 leitos, realiza apenas cirurgias de baixa de complexidade e tem sua demanda maior em partos.

Para o prefeito, a esperança de manter o hospital de portas abertas está no programa do governo HospSUS, que tem como objetivo melhorar a oferta de leitos hospitalares em todas as regiões de saúde do estado. Segundo Claudio, como o hospital possuí apenas 56 leitos, ele se encaixa nos hospitais de pequeno porte do estado que podem ser atendidos pelo programa, a partir de agosto de 2013.

O Hospital atende pacientes dos municipios de Santa Maria do Oeste, Palmital, Campina do Simão, Boa Ventura de São Roque. Somente em abril deste ano, foram feitos 51 partos. Com um possivel fechamento, essa demanda viria para os hospitais de Guarapuava.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.