22/08/2023



Esportes

A esperança brasileira na Libertadores

As últimas semanas foram terríveis para os clubes brasileiros na Copa Libertadores. Dos seis clubes do nosso país que disputaram as oitavas de finais da competição, apenas dois seguem no torneio. A debandada brasileira desanimou e, muito, a esperança do torcedor brasileiro em ver o país manter a hegemonia na América do Sul.

A esperança verde amarela para vencer, pelo quarto ano seguido o torneio continental, agora ganha outras cores: grená,  preto e branco. Fluminense e Atlético Mineiro são as nossas ultimas fichas.

Por mais que ache o tricolor carioca um dos melhores times do país, não apostaria no sucesso do Fluminense na copa. Muitos comentaristas de futebol também seguem essa linha, e chegam a colocar o Flu como zebra até mesmo no desafio contra o Olimpia. O  zero  a zro no primeiro jogo e o desastre no estadual dão vazão a esse pessimismo.

Por mais que a situação do atual campeão brasileiro não expire muita confiança. Acredito que o Flu passe mais uma vez de fase, mas não vejo futuro além das semifinais para o tricolor.

Já o outro representante brasileiro, o Atlético Mineiro,  esse sim, parece ter mais futuro no torneio. Jogando o futebol mais bonito do país, o galo é o favorito para levar o caneco. Mas, mas terá que ultrapassar grandes obstáculos para chegar o título. O primeiro desafio é hoje a noite (23) diante do Tijuana no México.

Em terras mexicanas, o Atlético terá dificuldades.  A torcida atuante dos “Cholos” , um campo com gramado sintético, a violência do time mexicano e, possivelmente, uma arbitragem caseira serão os maiores adversários do galo.

Os mineiros também devem tomar cuidado com seus próprios erros. A pressão para conquistar um título inédito e a desconfiança por parte da torcida brasileira com o time e com o técnico Cuca podem prejudicar.

Outra dificuldade que poderá por fim ao sonho mineiro é a arbitragem. A mesma arbitragem que já tirou outros brasileiros da disputa, e que ontem voltou a chamar a atenção e ser alvo de criticas no jogo do Fluminense.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo