O prefeito Cesar Silvestri Filho, de Guarapuava, está propondo uma reposição salarial de 10% aos servidores públicos do quadro geral do Município. O projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores nesta segunda-feira (27), para que seja votado em regime de urgência. Inativos e pensionistas também tem direito à reposição. “Foi estabelecido um limite dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal e verificado qual a margem possível, chegando-se a esse valor”, explica o secretário de Administração, Ivanês Joséfi, por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura. Apesar da insistência da RSN, não foi divulgado qual será o impacto na folha de pagamento.
Com a dispensa dos prazos regimentais para tramitação e votação pelos vereadores, fará com que a Câmara realize duas sessões extraordinárias na segunda-feira. Isso possibilitará que o percentual da reposição entre na folha de pagamento ainda neste mês, mas retroativo ao dia 1º de maio. “Com essa recomposição, a administração municipal está valorizando os funcionários como parte dos programas de governos propostos. Além disso, estamos buscando meios de valorizar a carreira e fazendo a revisão de todas as tabelas salariais”, observa Ivanês. O secretário lembra que para os professores, foi feita a adesão ao piso nacional o que possibilitou o reajuste de 7,97%.
Esta será a primeira vez nos últimos oito anos que a administração municipal concede reposição salarial ao funcionalismo. Por isso, as perdas salariais já somam mais de 40%.