Os pais de um bebê de 25 dias acusam o Hospital São Rafael, em Rolândia, no norte do Paraná, de negligência pela morte da criança. Segundo a família, o recém nascido aguardava atendimento quando veio a óbito por insuficiência respiratória. Eles já haviam passado por outra unidade de saúde, mas não havia médico no local para prestar atendimento.
A família contou que a criança chegou ao local com dificuldades para respirar, e apesar da emergência do atendimento ficaram por cerca de meia hora com a criança, até que ela fosse atendida. Quando isso ocorreu, o bebê já havia morrido.
A direção do hospital nega a acusação e tem outra versão dos fatos. O hospital afirma que a criança foi atendida logo que chegou à unidade e que foi dado inicio ao processo de reanimação dentro da sala de urgência.
No atestado de óbito, constam como causas da morte a insuficiência respiratória e parada cardiorrespiratória. O hospital não confirmou o que causou esse quadro. Após prestar queixa na Polícia Civil, o pai da criança pediu que seja realizada uma autópsia para identificar a causa da morte.
Essa é a segunda denúncia de omissão de socorro no Hospital São Rafael nos últimos dias. No fim de semana passado, um idoso morreu no hospital e a família também denunciou a unidade por falta de atendimento.
A polícia investiga o caso.