A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está recadastrando os beneficiários do programa Tarifa Social, com a finalidade de manter o beneficio em Guarapuava e em outras cidades do Paraná. A renovação do cadastro é necessária, pois a renda mensal, o número de moradores e o consumo de água tratada, que são critérios podem sofrer alterações.
O serviço de cadastro e recadastramento será realizado nos escritórios de atendimento da companhia. O usuário recebe uma comunicação da Sanepar alertando sobre a necessidade de recadastramento. O prazo é de 15 dias para comparecer pessoalmente a um escritório, levando a conta da Sanepar, documento que comprove o tamanho do imóvel, documento de identidade e CPF e comprovante de renda dos moradores do imóvel.
Para poder usufruir o benefício, os usuários devem ter renda de até ½ salário mínimo por morador, residam em imóvel de até 70 m² e mantenham o consumo mensal de água em 10 mil litros por mês. Famílias com mais de quatro pessoas podem consumir acima desse volume, porém mantendo o proporcional per capita, de até 2,5 mil litros por pessoa.
Segundo a Sanepar o programa resultou em 2012, em quase R$ 46 milhões de economia para os clientes de menor poder aquisitivo. Só nos primeiros quatro meses deste ano, o subsídio oferecido às famílias carentes totalizou R$ 17 milhões. Hoje, são 167.751 mil famílias inscritas no programa que têm, em média, 78% de desconto nas contas de água e esgoto.