22/08/2023
Economia

Indústria paranaense surpreende em abril e fecha quadrimestre em alta

Após um início de ano com queda em suas vendas, a indústria paranaense apresentou em abril o segundo mês consecutivo de forte crescimento. Isso fez com que o segmento superasse as expectativas e fechasse o primeiro quadrimestre de 2013 com desempenho positivo, 0,14% superior ao registrado no mesmo período de 2012. Os dados fazem parte da pesquisa conjuntural mensal divulgada nesta quarta-feira (5) pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que prevê manutenção do ritmo de expansão do setor industrial do Estado no primeiro semestre deste ano.

 

O coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt, afirma que a entidade já previa que as vendas industriais paranaenses nos primeiros seis meses deste ano seriam levemente superiores ao do igual período de 2012. Mas, segundo o economista, o aumento expressivo de 10,21% nas vendas de abril em relação a março – mês que já havia registrado crescimento de 17,94% sobre fevereiro – foi surpreendente. “Este forte aumento era esperado para maio e junho, porém manifestou-se por antecipação”, explica.

 

O desempenho de abril foi ocasionado pela performance positiva de quinze dos dezoito gêneros pesquisados pela Fiep. O crescimento atingiu inclusive dois dos três setores de maior participação relativa na indústria paranaense: ‘Alimentos e Bebidas’ (+16,08%), pela sazonalidade da safra paranaense; e ‘Veículos Automotores’ (+11,02%), ainda pela retomada da produção da Renault, cuja fábrica ficou paralisada em janeiro e fevereiro para obras de ampliação.

 

Outros segmentos que se destacaram foram os de ‘Vestuário’ (+36,23%), em razão de retorno ao nível normal de vendas da moda outono-inverno; ‘Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos’ (+25,52%), pelo aumento de pedidos; e ‘Minerais não Metálicos’ (+18,58%), também pelo aumento de demanda. As únicas quedas se registraram nos setores de ‘Celulose e Papel’ (-4,58%), ‘Refino de Petróleo e Produção de Álcool’ (-2,22%) e ‘Material Eletrônico e de Comunicações’ (-1,36%).

 

Outros fatores – Além dos fortes crescimentos registrados em março e abril, Schmitt aponta outros fatores que indicam que a previsão de alta nas vendas industriais paranaenses neste primeiro semestre de 2013 irá se concretizar. Entre eles, o aumento do nível de emprego no setor industrial – que cresceu +1,42% em abril e acumula alta de +1,97% no ano – e o aumento da utilização da capacidade instalada das indústrias, que atingiu 82%, o mais elevado patamar em 18 meses.

 

O coordenador do Departamento Econômico da Fiep acrescenta ainda que a expectativa de um forte crescimento na safra agrícola paranaense em 2013 também deve influenciar positivamente a indústria do Estado. “Como a indústria paranaense tem forte correlação com o agronegócio, o seu desempenho para 2013 será melhor que o registrado em 2012, quando foi verificada uma queda de safra ao redor de 20%”, afirma Schmitt.

 

Apesar da expectativa positiva, o economista faz um contraponto: para que ela de fato se concretize, serão decisivos os desempenhos de alguns indicadores macroeconômicos, como inflação, déficit em conta corrente – que vem apresentando expansão nos últimos meses – e os resultados da balança comercial. “É preciso saber se esses indicadores apresentarão melhora de sorte a influenciar positivamente a economia”, diz.

 

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, acrescenta que também será preciso analisar os efeitos das medidas que vêm sendo implantadas pelo governo federal desde o ano passado, como o corte de tributos para alguns setores industriais, a transferência das contribuições sobre folha de salários para faturamento e a redução das tarifas de energia elétrica. “Essas medidas são importantes para o atual momento da indústria, mas são paliativas e ainda não são capazes de garantir um crescimento seguro e sustentado para o setor produtivo brasileiro em médio e longo prazos”, disse Campagnolo. Segundo ele, o desempenho do PIB industrial brasileiro do primeiro trimestre deste ano, que ficou -1,2 % abaixo do mesmo período de 2012, é um sinal de que as medidas ainda não apresentaram os resultados esperados.

 

O relatório na íntegra está disponível na Agência de Notícias da Fiep, neste link:

http://www.agenciafiep.com.br/indicador_economico/vendas-industriais-paranaenses-%E2%80%93-abril-de-2013/

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.