O governador Beto Richa (PSDB) garantiu ontem, quinta-feira (06), o suporte necessário para instalação do Tribunal Regional Federal (TRF) no Paraná. “Estou muito satisfeito com a promulgação da PEC e o Estado vai ajudar a implantar a sede do TRF que é uma conquista histórica do Paraná e vai aproximar mais a justiça do cidadão”, disse.
“Há anos trabalhamos incessantemente para que isso se tornasse realidade. Agora, nos cabe dar o suporte para que o tribunal esteja funcionando no menor prazo possível”, completou o governador. O tribunal federal que será instalado no Paraná atenderá ainda os estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Richa cumprimentou as lideranças e parlamentares paranaenses que trabalharam pela aprovação e promulgação da PEC que criou o tribunal. “Meus parabéns a todas as lideranças, presidências de entidades e componentes da bancada federal, entre tantas outras, que se envolveram nesta reivindicação e conquista. Todo o Paraná está de parabéns”, disse Richa.
SEDE
A secretária estadual de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, a criação do tribunal “é a realização de um sonho histórico, que já há muitos anos o Paraná vem lutando pela sede de um TRF”. “Isto é fruto da mobilização dos parlamentares, de representantes do sistema de justiça e, sobretudo, uma conquista para a população, pois facilita o acesso à justiça”, disse.
Maria Tereza adianta que o próximo passo é o envio de mensagem por parte do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, o paranaense Félix Fisher, ao Congresso Nacional para a regulamentação da estrutura do TRF. “A partir daí deve ser instalado e o governador Beto Richa desde logo anuncia que coloca à disposição do tribunal a estrutura física de imóvel para o funcionamento do tribunal num primeiro momento, até que tenha condição de ter sede própria”.
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, disse que mais uma vez o Paraná avança para consolidar-se como um estado de vanguarda diante dos outros estados da federação. “A instalação do TRF no estado do Paraná dá a estatura do estado que possa atender aos interesses dos paranaenses como um todo, principalmente na área jurídica”, disse.
“Nós, definitivamente, nos tornamos independentes nessa área, já que até o presente momento nós tínhamos que depender do Rio Grande do Sul para decidir questões que poderiam ser sanadas no Paraná. É uma grande conquista para os paranaenses e principalmente para o mundo jurídico do estado do Paraná”, completou.
Com AEN