Aprender a fazer diferente transformando o futuro de Guarapuava e preparando o município do futuro. É com esse objetivo que lideranças empresariais junto com o prefeito Cesar Filho debatem o planejamento de Guarapuava. O começo dessa mobilização aconteceu com palestra que trouxe até a ACIG (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), o ex-prefeito de Maringá Silvio Barros (PP).
“Cada um tem um papel nessa preparação. A sociedade tem de estar preparada para propor ideias e não apenas aceitar. Quando quebrarmos esse paradigma, a sociedade estará preparada para esse planejamento”, disse o engenheiro civil, com especialização em engenharia sanitária e ambiental.
O conceito de cidade inteligente, a discussão sobre os desafios, mais investimentos em tecnologia e inovação, foram alguns dos pontos discutidos. “Iniciamos uma discussão para um planejamento a médio e longo prazo”, disse o coordenador regional da FIEP (Federação das Indústrias do Paraná), Julio Agner. Ele lembra a existência da Agência de Desenvolvimento criada ainda na gestão do ex-prefeito Vitor Hugo Burko e que hoje está inerte. “É preciso retomar esse caminho para que Guarapuava não fique dependente de decisões políticas. Sabemos que a população é imediatista, mas precisamos de projetos a médio e longo prazo que preparem a cidade para o futuro e uma vez que a sociedade civil organizada também faça parte desse planejamento e que este se torne um documento não vamos correr o risco que a troca de prefeito interrompa o trabalho”, observa.
Para o presidente da Acig, Eloi Mamcasz, que será a base desse debate, Guarapuava está convergindo para uma gestão compartilhada, aberta, mas é preciso haver o entendimento de que qualquer mudança de estratégia gera transtornos para depois ocorrer a melhora. “Como disse o prefeito durante o nosso encontro: Guarapuava não pode ter mais dono. É preciso que as lideranças se envolvam, discutam a cidade e garantam que o prefeito se comprometa com o plano da cidade já no seu plano de governo durante a campanha eleitoral”, ratifica.
Para isso, a Acig será o “guarda-chuva” para as ações que visem esse novo modelo de gestão. “A sociedade vai mudando ao longo do tempo; o momento econômico é outro; há novas lideranças e precisamos incentivá-las a participar”, defende.
“Até como parte de um dos compromissos de campanha, estamos buscando a formação de um colegiado para a tomada de decisões. Não estamos tirando a responsabilidade da prefeitura e sim apoiando a formação de um ambiente para que, juntos, possamos encontrar decisões corretas para o melhor planejamento do município”, disse o prefeito Cesar Filho.