Laranjeiras do Sul – A presidente do Provopar Ação Social, Lucia Arruda, anunciou nesta segunda-feira (11) a reforma da cozinha comunitária do Assentamento 8 de Junho, no município de Laranjeiras do Sul, na região centro-sul do Paraná, onde na última sexta-feira (8) promoveu a entrega de certificados para 30 cozinheiras do próprio assentamento e outras 5 do município de Marquinho.
As novas cozinheiras vão integrar a rede regional de cozinhas comunitárias, ao lado de outras 60 recém formadas dos municípios de Reserva e Goioxim, que fazem parte da região do Cantuquiriguaçu, considerada Território da Cidadania pelo Governo Federal por ser de baixo Índice de Desenvolvimento Humano.
Além da reforma, a cozinha do assentamento necessita de novos equipamentos, para que possa gerar renda para as cozinheiras daquela comunidade, afirmou Lucia Arruda, que fez questão de destacar que a geração de renda e a inclusão social têm norteado as ações do Provopar, especialmente nos municípios de pequeno porte.
A solenidade de entrega dos diplomas no Assentamento 8 de Junho contou com a presença do prefeito Berto Silva, do empresário e ex-diretor de Relações com a Comunidade da Cohapar, João Arruda, da coordenadora de Assistência Social do Provopar, Iva Sandra de Morais, da coordenador de Cooperativismo, Marlene Pop, e do coordenador do assentamento do MST, Ivo Amorim.
Antes, Lucia Arruda passou por Guarapuava, onde fez a entrega de equipamentos para a implantação de uma padaria no Instituto Dom Bosco. Os equipamentos custaram cerca de R$ 12,5 mil e a solenidade contou com a presença do assessor especial para Projetos de Reflorestamentos do Governo do Paraná, Nivaldo Krüger, do diretor do Instituto, padre Ricardo Costa Vicente, da juíza da Vara de Execuções Penais, Christine Kampamann Bittencourt, João Arruda, Iva Sandra e Marlene Pop. O instituto atende 468 crianças e adolescentes, com aulas de informática, violão, marcenaria, artesanato e agora de panificação.
À noite, no ginásio de esportes de Goioxim, Lucia Arruda e o prefeito Olivo Agostinho Calsa fizeram a entrega de diplomas para 30 cozinheiras comunitárias. Os cursos tiveram a duração de dois meses e foram patrocinados pelo Fundo de Apoio ao Trabalhador, executados pela Escola de Turismo e Hotelaria da Central Única dos Trabalhadores, com sede em Florianópolis, com o apoio do Provopar, que ministrou ainda cursos de cooperativismo para que as formandas possam gerir os negócios da rede de cozinhas comunitárias. (AEN)