Prefeitos brasileiros estão sendo convocados para mais uma edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, marcada para os dias 8,9,10 e 11 de julho de 2013, no Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel (SHTN – Trecho 1, Conjunto B, Bloco C), na capital federal.
De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, o cenário de crise econômica que os municípios tem enfrentado vem se arrastando ao longo últimos anos.
"Estamos inseridos em um complexo sistema, por meio do qual, em decorrência do desequilíbrio das relações federativas, o País está sendo levado ao estrangulamento das políticas públicas. Ao mesmo tempo em que se aumentam as demandas da população e se repassam para os municípios as competências para atendê-las, os recursos continuam concentrados na esfera federal".
Segundo Paulo, apesar de a situação não ser recente, ela tem se agravado com o passar do tempo. "O município tem tentado cumprir com sua responsabilidade de atender às demandas do cidadão. No entanto, assim como é nosso o enorme sacrifício de vencer dificuldades e apresentar soluções, é nosso também o dever de alertar toda a sociedade sobre as consequências causadas pela adoção deste sistema federativo desigual e injusto".
De acordo com o presidente da CNM, estes são os motivos que levam a entidade a convocar todos os municipalistas a participarem e a fazerem desta a maior mobilização municipalista nacional já registrada neste País.