22/08/2023
Saúde

CEO faz 2 mil procedimentos por mês em Guarapuava

imagem-54219

Em Guarapuava, as pessoas que precisam de atendimento odontológico especializado contam com o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas),  uma das unidades que integram a Secretaria Municipal de Saúde.  Para ter acesso, porém, primeiro é preciso que o paciente  vá a um posto de saúde no  bairro onde mora. Caso haja necessidade de atendimento especializado, é encaminhado para o CEO, por onde passam, em média, 600 pessoas e realizados cerca de 2.000 procedimentos, por mês.

 

Conforme a coordenadora do centro, Adriane Margarida Muller, são atendidas pessoas de todas as idades. Os pacientes devem apenas apresentar o encaminhamento dos profissionais dos postos de saúde para agendarmos a consulta. “O CEO faz diagnóstico de câncer bucal e atende casos de periodontia, que é o tratamento na gengiva, endodontia, mais conhecido como canal, cirurgia oral menor, prótese dentária e ortodontia para crianças entre 10 e 12 anos”.

 

Adriane ressalta que o trabalho beneficia toda a população, mas principalmente pessoas que não têm acesso a um tratamento particular. “O que o CEO realiza vai além da estética, envolve diretamente a saúde geral do pacientes. A boca é uma porta de entrada para várias doenças, sendo, além disso, responsável por um melhor funcionamento do sistema digestivo, pois é na boca que começa o processo de digestão, através da mastigação”.

 

A paciente Margarete Mendes, 42, moradora da Vila Bela, finalizou seu tratamento e estava satisfeita. “Se fosse para fazer esse procedimento de prótese num consultório particular, eu não teria condições. O CEO apareceu em boa hora”, comemora. A mãe do paciente Bruno Rafael, 4, Jurema Correia, conta que o menino faz acompanhamento desde os 2 anos. “O cuidado com os dentes precisa começar cedo, pois os benefícios aparecem logo, quando ainda somos crianças”.

 

Outra atividade oferecida pelo  CEO  é o Grupo de Tabaco, que tem como objetivo detectar precocemente lesões cancerígenas em pessoas que pararam de fumar. Primeiro é feita uma biópsia. Se o resultado for positivo, o paciente será encaminhado para tratamento especializado.

 

Com assessoria de imprensa/Prefeitura

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.