22/08/2023



Economia

Instalação de indústria começa a consolidar Guarapuava como pólo moveleiro

imagem-54298

Na tarde desta quarta-feira (19) Guarapuava deu mais um passo para se consolidar como pólo moveleiro. O anúncio feito pelo governador Beto Richa  sobre a inclusão da Irmol Indústrias Reunidas de Móveis Ltda no programa Paraná Competitivo e a instalação da indústria em Guarapuava desperta também o interesse de outros empresários do setor.
“Guarapuava vive uma nova fase do setor moveleiro em função dessa nova indústria. Estamos agregando valor à indústria madeireira a partir da transformação e da verticalização da matéria prima produzida no município e já despertou o interesse de outros empresários”, disse o prefeito Cesar Silvestri à REDE SUL DE NOTÍCIAS. A jornalista Carol Rebello acompanhou a solenidade no Palácio Iguaçu em Curitiba.

O secretário estadual de Governo, Cezar Silvestri e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Sandro Abdanur prestigiaram o evento.

Para o prefeito, o município produz a madeira, desde o seu plantio até o beneficiamento e agora na transformação de móveis. “É a cadeia completa e é aí que está a importância do valor desse investimento que soma as outras duas empresas que já temos: a Móveis Araúna e a Celta”, observa.
 

A nova indústria de Guarapuava, a fábrica de móveis para cozinhas da Irmol,  vai se instalar num dos barracões da Repinho, no Bairro Industrial. Com investimentos de R$ 25 milhões, a empresa  já está na fase de instalação do maquinário. De acordo com o  diretor executivo da Irmol, Angelo Zanatta Cava, a empresa entra em funcionamento em agosto deste ano e, numa primeira etapa vai gerar 100 empregos diretors. Segundo cava, até o final de 2015 a empresa estará operando com toda a sua capacidade gerando 800 empregos.
 

Para o prefeito Cesar Silvestri Filho, Guarapuava possui mão de obra ociosa no setor madeireiro. Essa situação se deve ao fechamento de três empresas madeireiras. “Essa mão de obra que foi dispensada não foi absorvida”, observa. Serão oferecidos cursos para a qualificação dos trabalhadores”, anuncia. Até o momento a Agência do Trabalhador em Guarapuava já cadastrou 480 pessoas interessadas,d as quais 200  foram selecionadas para trabalhar na indústria.
 

O empresário Odacir Antonelli, proprietário da Repinho, lembra que a Irmol já era sua cliente há tempos e que a unidade que se instala em Guarapuava beneficia o mercado porque haverá redução no custo do frete da madeira. “Será a primeira indústria de móveis do Paraná a ter a matéria prima na mesma cidade onde os móveis serão fabricados”, lembrou o prefeito. O faturamento anual da empresa em Guarapuava será de R$ 120 milhões, segundo expectativa dos diretores. A materia prima utilizada na confecção das peças será o MDP  cuja produção mensal da Repinho é de 12 mil metros cúbicos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo